Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno diz que desenvolvimento da economia depende de redução de riscos políticos

28 fev, 2019 - 22:53 • Lusa com Redação

Mário Centeno referiu ainda que, em 2018, a zona euro registou uma redução do ritmo de crescimento em comparação com 2017.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou esta quinta-feira, em Lisboa, que é preciso reduzir os riscos políticos para que a economia da zona euro se desenvolva e para que “essa prosperidade” seja partilhada por todos os cidadãos.

“Temos de reduzir os riscos políticos para permitir que a economia se desenvolva, [de modo a que] os 22 trimestres consecutivos de crescimento na área do euro possam continuar e que essa prosperidade seja partilhada por todos os cidadãos”, disse Mário Centeno, que falava aos jornalistas após um encontro com o seu homólogo alemão, Olaf Scholz.

De acordo com o também presidente do Eurogrupo, a zona euro tem igualmente de trabalhar em matérias de repartição, para que a possibilidade dos salários traduzirem o crescimento da economia possa acontecer.

“É essa a função do ministro das Finanças e é essa a leitura dos dados que eu faço”, vincou.

Mário Centeno referiu ainda que, em 2018, a zona euro registou uma redução do ritmo de crescimento em comparação com 2017, ano que alcançou níveis “recorde”.

Para o titular da pasta das Finanças, esta redução está associada a um conjunto de riscos, de que é exemplo o ‘Brexit’ (saída do Reino Unido da União Europeia), que foram acumulados ao longo dos últimos semestres, provocando “impactos nos fluxos de comércio internacional”.

Porém, ressalvou que “o investimento atingiu, no final de 2018, nos países da área do euro, pela primeira vez, valores e taxas superiores às anteriores à crise económica”.

Já o emprego continua a crescer a "ritmos muito sustentados" e o desemprego a cair, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+