Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mobile World Congress. Do 5G aos ecrãs dobráveis e outras "esquisitices"

28 fev, 2019 - 16:55 • Cristina Nascimento

Depois da Samsung, agora foi a Huawei que apresentou o seu primeiro telemóvel com ecrã dobrável. Nos corredores da feira também se viram robôs de companhia que posam para fotografias ou uma caixa para gatos com autolimpeza.

A+ / A-

Chegou ao fim a edição deste ano do World Mobile Congress, que se realizou em Barcelona entre 25 e 28 de fevereiro. Dois dos maiores de fabricantes do setor dos telemóveis – Apple e Samsung – não participaram no evento, mas não faltaram novidades para ser apresentadas.

Depois de a Samsung ter tomado a dianteira ao lançar o primeiro telemóvel de ecrã desdobrável, foi a vez da chinesa Huawei ter anunciado o seu telefone dobrável. É o Huawei Mate X. Quando dobrado, o dispositivo é um smartphone com ecrã de 6,6 polegadas e, quando aberto, transforma-se num tablet com um ecrã de 8 polegadas.

Também em Barcelona, a LG apresentou um telemóvel que não é bem dobrável, mas que pode levar um segundo ecrã. É o LG V50.

Qualquer um destes telemóveis – o Huawei Mate X e o LG V50 – suportam ligações 5G, mas não são os únicos. No entanto, estes são apenas alguns dos dispositivos que já suportam a rede de quinta geração.

Outro destaque do Mobile World Congress foi o momento em que um jovem espanhol se voluntariou para receber um implante de um chip na própria mão, em direto no palco da feira. O microchip permite concretizar tarefas básicas como abrir a porta de casa ou efetuar pagamentos através do telemóvel.

Esta feira de Barcelona foi oportunidade para mostrar dispositivos mais ou menos caricatos ou úteis. Por exemplo, a empresa sul-coreana Torooc exibiu o seu pequeno robô de companhia, Liku. O robô, de 45 centímetros, tem uma câmara na testa que capta os movimentos das pessoas e imita os seus comportamentos, entre caminhar, expressar emoções e posar para fotografias.

Há também uma caixa de areia para gatos que se limpa e recarrega automaticamente. Mas a caixa faz mais. Envia também uma mensagem de texto quando já apresenta sinais de ter de ser mudada.

Outro aparelho que foi possível ver nos corredores da feira é um tradutor de bolso para conversas em tempo real. Dizem os fabricantes do tradutor de bolso que o aparelho pode traduzir até 105 línguas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+