Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O estranho caso da baleia-corcunda encontrada morta na Amazónia

26 fev, 2019 - 23:37 • Redação

Por esta altura do ano devia estar na Antártida, a milhares de quilómetros de distância.

A+ / A-

Uma baleia-corcunda jovem foi encontrada morta num pântano de uma zona remota do rio Amazonas, no nordeste do Brasil.

O mamífero, com oito metros de comprimento, foi descoberto na sexta-feira, na ilha de Marajó.

Por esta altura do ano, devia estar na Antártida, a milhares de quilómetros de distância.

“A questão é: o que estava uma baleia-corcunda no mês de fevereiro na costa norte do Brasil? É fora do comum”, diz Renata Emin, a presidente do grupo de conservação da natureza Bicho D’Água.

A baleia-corcunda já foi autopsiada e os resultados devem ser conhecidos nos próximos dias, para apurar a causa da morte.

O grupo Bicho D’Água admite a hipótese de a baleia se ter separado da mãe e sido arrastada pela corrente até à costa durante um temporal.

Outros especialistas também encaram a possibilidade de o animal se ter aproximado demasiado da praia à procura de comida e morrido devido ao consumo de grandes quantidades de plástico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    27 fev, 2019 12:13
    Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados. Na Amazónia, vírgula. Basta consultar um mapa. O local onde o animal foi encontrado é um dos ramos do delta (final) do rio Amazonas — a ilha de Marajó. Será Amazónia mas está 'no fim desta'. Uma grande phaque pelo título.

Destaques V+