Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno avisa enfermeiros e professores. “Não há margem para aumentos de despesa”

23 fev, 2019 - 11:44 • Redação

Marcelo quer ver o Governo à mesa das negociações, mas a torneira está fechada, garante o ministro das Finanças.

A+ / A-

Numa altura em que o Governo está confrontado com exigências de aumento de salário por parte de professores e enfermeiros, o ministro das Finanças deixa claro que não há margem para aumentos.

Em declarações ao jornal “Expresso”, Mário Centeno contraria as indicações deixadas pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que pressionou o Governo a negociar com enfermeiros e professores, e é claro. “Não há margem nenhuma para acomodar novos aumentos de despesa”.

Embora a economia europeia esteja a desacelerar, o PIB português tenha fechado em 2018 com um crescimento duas décimas abaixo do estimado e o Estado tenha de meter ainda mais de mil milhões de euros no Novo Banco, Mário Centeno não se desvia da meta do défice de 0,2% do PIB para este ano.

Esta linha vermelha traçada pelo ministro das Finanças ao “Expresso”, acontece quando o Governo se prepara para regressar à mesa de negociações com os enfermeiros, funcionário públicos e professores, embora, aparentemente, sem nada para oferecer em termos de aumentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Tadeu
    24 fev, 2019 ALMADA 11:34
    A austeridade acabou... mas acabou mesmo... A do anterior governo de direita... Depois da formação da gerigonça, da esquerda e extrema esquerda, formou-se outra austeridade... mas esta é melhor... muito melhor que a outra pois não dói, não se percebe, engolem-se uns sapos e empurra-se com a barriga. Viva Portugal.
  • Rui
    24 fev, 2019 Lisboa 10:12
    Comentários estranhos quando se quer fazer parte do euro tire se mil milhões do fundo bancário e coloque se nos enfermeiros e problema resolvido porque não 2 mil são muitos votos e mais uma legislatura garantida é preciso é ser governo depois a seguir que venha outro corte salários aumente o horário de trabalho e o diabo a4 e mande os enfermeiros emigrar outra vez porque tem que se vender metade dos hospitais nessas condições nunca haverá greves.
  • Luis Ribeiro
    23 fev, 2019 Faro 16:46
    Não existe margem para aumentar a despesa...desde que não apareça nenhum banco a reclamar um aumento de capital de mil milhões de Euros. Não é verdade Sr Ministro ?
  • Cidadao
    23 fev, 2019 Lisboa 16:14
    Se (diz que) não tem margem nenhuma para aumentos - depois como é que mandava mil milhões de Euros para capitalizar a Banca e ao mesmo tempo, continuava a ser o "bom aluno" em Bruxelas? - as negociações são para quê? Para parecer bem na fotografia, para apontar para o falhanço das negociações dizendo que "há intransigência" dos Sindicatos, ou pura e simplesmente, para gozar com toda a gente?
  • Filipe Azedo
    23 fev, 2019 cascais 14:40
    Claro que não.....estou a concorrer na Europa para a minha 2ª bola de ouro...( sou o CR7 das finanças...lembram-se ') desculpem lá...mas mais um esforço por favor.....ah e não se esqueçam votem na mãozinha......

Destaques V+