Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do Sudão dissolve Governo e declara estado de emergência

23 fev, 2019 - 01:28

Omar al-Bashir tem sido o alvo de protestos nos últimos dois meses, com a oposição a pedir a demissão do cargo que ocupa desde 1989 na sequência de um golpe de Estado.

A+ / A-

O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, anunciou esta sexta-feira a dissolução do Governo e declarou o estado de emergência, na sequência da maior onda de contestação dos seus 30 anos de liderança.

Omar al-Bashir tem sido o alvo de protestos nos últimos dois meses, com a oposição a pedir a demissão do cargo que ocupa desde 1989 na sequência de um golpe de Estado.

O Presidente sudanês convocou ainda o parlamento para que seja adiada a aplicação de emendas à Constituição, a fim de poder ser reeleito nas eleições presidenciais de 2020.

Omar al-Bashir enfrenta acusações de genocídio e tem sido duramente criticado por um movimento antigovernamental com protestos nas ruas que já causaram pelo menos 57 mortos desde dezembro.

O estado de emergência foi decretado por um período de um ano e permite o reforço de poderes das forças de segurança perante manifestações de oposição ao Presidente.

A contestação a Omar al-Bashir tem sido conduzida pela Associação dos Profissionais Sudaneses, que apela à continuação do movimento de protesto até à queda do regime do Presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+