Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndio destrói edifício no centro do Funchal. Bombeiros salvam homem das chamas

22 fev, 2019 - 19:42

Fogo entrou em rescaldo, mas bombeiros vão passar a noite no local.

A+ / A-

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta sexta-feira ao final da tarde num prédio devoluto no centro do Funchal, na Madeira. As chamas foram circunscritas ao início da noite e estão em fase de rescaldo.

O alerta foi dado pelas 19h15. Os bombeiros conseguiram resgatar uma pessoa que se encontrava no segundo andar do edifício.

As chamas alastraram rapidamente a vários pisos, mas os operacionais conseguiram evitar que o fogo se propagasse aos edifícios vizinhos.

O vice-presidente da câmara, Miguel Gouveia, disse aos jornalistas que os bombeiros vão manter-se no local durante toda a noite.

"O objetivo é combater eventuais reacendimentos que possam ocorrer", disse o vereador, sublinhando que a área à volta do edifício vai ser interditada à circulação enquanto decorre uma peritagem à estrutura, abarcando o largo do Pelourinho e a travessa da Malta.

Por sua vez, o vereador responsável pela Proteção Civil, João Pedro Vieira, referiu que do edifício os bombeiros retiraram uma pessoa que foi encaminhada para o Hospital Central do Funchal e uma outra que, segundo testemunhas, saiu pelos seus próprios meios.

João Pedro Vieira realçou a prontidão da intervenção dos Bombeiros Sapadores do Funchal e Voluntários Madeirenses que, sete minutos após o alerta (19h15) já se encontravam no terreno.

O incêndio teve a intervenção de 24 viaturas e mais de 60 homens dos Bombeiros Sapadores do Funchal, Voluntários Madeirenses e dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz e Voluntários de Câmara de Lobos.

A PSP vedou toda a zona e, em colaboração com os bombeiros, evacuou os prédios da rua Fernão de Ornelas, bem como retirou as respetivas botijas de gás.

"Vamos contactar o Laboratório Regional de Engenharia Civil para, em conjunto, com o nosso Departamento de Infraestruturas e Equipamentos, fazer uma avaliação à infraestrutura do edifício", disse o vereador João Pedro Vieira, referindo que o imóvel já se encontrava devoluto há alguns anos, tendo sido adquirido pela empresa AFA para a construção de uma unidade hoteleira.

O prédio estava degradado e servia de casa para pessoas sem-abrigo.

De acordo com o DN Madeira, as chamas deflagraram no antigo edifício da Insular dos Moinhos, que foi vendido para ser recuperado e transformado em hotel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+