Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo dá tolerância no Carnaval

22 fev, 2019 - 08:20 • Redação

Abrange trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado e nos institutos públicos.

A+ / A-

No dia 5 de Março, terça-feira de Carnaval, há tolerância de ponto para os trabalhadores em funções públicas nos serviços da administração direta do Estado e nos institutos públicos.

António Costa assinou o despacho na quinta-feira e vai ser publicado em "Diário da República" na próxima segunda-feira.

No documento enviado às redações, o primeiro-ministro considera que, "embora a terça-feira de Carnaval não conste da lista de feriados obrigatórios estipulados por lei, existe em Portugal uma tradição consolidada de organização de festas neste período".

Após esta nota introdutória, Costa determina então que "é concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos, no dia 5 de março de 2019".

"Excetuam-se do disposto os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente. Sem prejuízo da continuidade e da qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos [atrás] referidos devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente", acrescenta-se no despacho.

O Governo dos Açores também vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval aos trabalhadores da Administração Pública Regional. A concessão da tolerância pelo presidente do executivo, Vasco Cordeiro, foi divulgada numa nota do Governo Regional enviada às redações e consta de um despacho publicado em Jornal Oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • domingos
    25 fev, 2019 13:23
    Oh Daniel José devias ter ido para a função publica. Agora tavas caladinho. Não sei o que tu és. Se és patrão, trabalhador ou sei lá o quê. Sempre podes fazer o seguinte: Dás um dia de folga aos teus trabalhadores, ou se não és patrão, pedes este dia e bem podes te juntar aos funç. públicos. O vosso problema não é o de comer todos. É mais no sentido contrário. Se não tenho como os outros, então os outros também não podem ter mais. Então muitos destes públicos que festejam o carnaval, também não vão dar dinheiro ao comercio?
  • Daniel José
    22 fev, 2019 10:33
    Haja decencia, ou comem todos ou não come ninguem. O Governo só serve para governar a função pública e dar dinheiro de modo a comprar votos?

Destaques V+