Tempo
|
A+ / A-

Paulo Rangel de visita à Colômbia para acompanhar crise venezuelana

22 fev, 2019 - 07:00 • Lusa

Eurodeputado português integra uma missão do Partido Popular Europeu. Vai visitar um campo de refugiados, encontrar-se com vários chefes de Estado e participar na entrega de ajuda humanitária.

A+ / A-

O eurodeputado português Paulo Rangel integra uma missão do Partido Popular Europeu (PPE) à Colômbia para pressionar o regime venezuelano de Nicolás Maduro e participar na entrega de ajuda humanitária.

A delegação é composta pelos vice-presidentes do grupo do PPE, a maior formação partidária do Parlamento Europeu no Parlamento Europeu, Paulo Rangel e Esteban Gonzalez Pons.

“Neste momento crucial para a vida de milhões de venezuelanos, toda a ajuda e pressão internacional é pouca comparada com o drama que estão a viver milhões de vítimas do regime de Nicolás Maduro”, declarou o eurodeputado, num comunicado enviado à agência Lusa.

Esta missão ocorre após uma delegação de eurodeputados do Partido Popular Europeu, que tinha sido convidada pela Assembleia Nacional venezuelana (AN) a visitar a Venezuela, ter sido no domingo impedida de entrar no país e obrigada a apanhar um voo de regresso a Madrid. Segundo a nota, a missão dos deputados do PPE no Parlamento Europeu na Colômbia teve início na quinta-feira e termina no domingo.

Esta sexta-feira, em Cúcuta, a delegação estará com refugiados, visitando campos onde se encontram em particular crianças, e manterá contactos com diversas organizações não-governamentais (ONG) no terreno.

Segundo o comunicado, esta iniciativa coincide com o concerto de solidariedade “Venezuela Aid Live”, organizado por Richard Branson, dono da Virgin, e que espera, de acordo com o empresário citado pela imprensa, reunir mais de 100 mil pessoas e “arrecadar 100 milhões de dólares em 60 dias”.

No sábado, de acordo com a nota, Paulo Rangel estará na fronteira com a Venezuela, na ponte internacional Simón Bolívar (a principal via terrestre que liga a Colômbia à Venezuela), onde decorrerá uma missão de ajuda humanitária internacional e por onde passam diariamente dezenas de milhares de venezuelanos à procura de alimentos e produtos de primeira necessidade.

A delegação do PPE vai encontrar-se com vários chefes de Estado, o Presidente da Colômbia, Iván Duque, o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, e o Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e o programa inclui ainda diversas reuniões com deputados da Assembleia Nacional Venezuelana, embaixadores, organismos internacionais, a Igreja Católica, a Cruz Vermelha e diversas ONG.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    22 fev, 2019 Seixal 14:49
    Desta vez não "perdeu" o avião, sempre é melhor dar um saltinho até à Colômbia que à Venezuela.....
  • FERNANDO MACHADO
    22 fev, 2019 PORTO 09:03
    É MELHOR FICARES À PORTA...JÁ AGORA AGRADEÇO QUE TRAGAS UM QUILO DE CAFÉ DA COLÔMBIA, QUE É UMA MARAVILHA. SE ENTRETANTO VIRES O MADURO. NÃO LHE PASSES CARTÃO.....E ANDA A MALTA A SUSTENTAR ESTA GENTE PARA PASSEAREM. BOA VIAGEM E ATÉ AO TEU REGRESSO.

Destaques V+