Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Almofadas de coração: um suporte para vítimas de cancro da mama

21 fev, 2019 - 23:13 • Liliana Carona

Aliviar a dor das doentes com cancro da mama sujeitas a cirurgia, é o objetivo de um projeto ao qual aderiu o IPO de Coimbra e uma associação de solidariedade de Vila Nova de Tazem, na Serra da Estrela. Um grupo de mulheres reúne-se, todos os sábados, para fazer almofadas de coração, no âmbito do projeto Sewing Love. Num mês, já fizeram 150 almofadas.

A+ / A-
Reportagem de Liliana Carona - Almofadas de coração: um suporte para vítimas de cancro da mama

Quem percebe mais de costura ensina a quem nunca deu ponto sem nó, num improvisado atelier numa associação de solidariedade, a Reencontro, onde se fazem almofadas de coração, depois da responsável Laura Costa ter visto um apelo no Facebook.

“O IPO de Coimbra lançou essa informação na página oficial deles, que iria recolher tecidos e em janeiro fazer as almofadas, e eu li e perguntei se podíamos, estando longe, fazer as almofadas, e eles responderam logo que sim”, conta a presidente da Associação Reencontro, habituada a colaborar em iniciativas de âmbito internacional.

Depois do projeto Dress a Girl Around The World, em que costuraram vestidos e calções para países subdesenvolvidos, aderem agora ao Sewing Love - almofadas de coração para doentes, vítimas de cancro da mama. “Estes projetos internacionais, funcionam com efeito dominó, vemos na Internet, e aderimos também”, destaca Laura Costa.

Há um mês que um grupo de mulheres voluntárias, de todas as idades, deitou mãos à obra na confeção destas almofadas que vão ter como destino o IPO de Coimbra. São almofadas especiais, explica Laura. “Têm que ser material 100% algodão, o enchimento é hipoalérgico, a forma anatómica de coração para se posicionar debaixo da axila, com o propósito de dar conforto a uma zona mais fragilizada em resultado de uma cirurgia”.

A almofada é concebida para colocar debaixo do braço de forma a proporcionar alívio da dor e redução do edema provocado pela cirurgia, diminuição da tensão nos ombros, entre outros benefícios.

Quem colabora de forma solidária a costurar almofadas em forma de coração é Maria José, 56 anos, vice-presidente da Associação Reencontro. “São almofadinhas solidárias, destinadas às mulheres que retiraram a mama, que estão a passar por um processo de recuperação oncológica, e estas almofadas são um suporte muito importante e básico para a recuperação delas, portanto, saber que estou a contribuir para o bem-estar das que estão a sofrer de alguma maneira, é um sentimento muito agradável, que nos bate no coração”, descreve.

Outra voluntária, Gabriela Quintela, de 66 anos, salienta a importância do convívio aos sábados à tarde. “Gosto muito de vir cá e aprendemos umas com as outras”. “Isto também é um combate à solidão”, corrobora Laura Costa.

Além desta associação, a iniciativa tem contado com o apoio da Escola Básica de Vila Nova de Tazem e do Lar de Folgosinho.

Cento e cinquenta almofadas estão prontas com destino ao IPO de Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+