Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Filipa Martins vence prémio literário da Câmara de Esposende

21 fev, 2019 - 21:12

Prémio Literário Manuel de Boaventura atribuído a Filipa Martins, com o romance "Na Memória dos Rouxinóis".

A+ / A-

A escritora Filipa Martins, com o romance "Na Memória dos Rouxinóis", é a vencedora do Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019, atribuído pela Câmara de Esposende.

De periodicidade bienal, o prémio tem o valor pecuniário de 7.500 euros e contempla a modalidade da criação narrativa de romances ou de contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

À edição deste ano concorreram 110 obras, provenientes tanto de Portugal como do Brasil.

Por unanimidade, o júri decidiu atribuir o prémio a Filipa Martins, considerando que "Na Memória dos Rouxinóis" é "uma obra reveladora de uma muito assinalável maturidade literária, visível no modo como uma imaginação exuberante se declina numa arquitetura narrativa extremamente precisa".

O júri destacou ainda "a originalidade do texto e o seu notável investimento estilístico".

Filipa Martins integra o painel de apresentadores do programa "Biblioteca de..." da Renascença, em que todas as quartas-feiras, depois das 23h00, um leitor especial conversa sobre os livros da sua vida.

Na primeira edição, em 2017, o prémio foi atribuído à escritora Ana Margarida de Carvalho, com o romance "Não se pode morar nos olhos de um gato" (2016).

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar aquele escritor e homem de cultura natural de Vila Chã, Esposende, que viveu entre 1885 e 1973.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+