Tempo
|
A+ / A-

Estátua de padre polaco acusado de pedofilia vandalizada na Polónia

21 fev, 2019 - 19:18 • Redação com Reuters

Um grupo de três homens derrubou a estátua do padre Henry Jankowski, acusado de pedofilia em 2005, mas nunca julgado.

A+ / A-
Grupo ativista vandaliza estátua de padre na Polónia
Grupo ativista vandaliza estátua de padre na Polónia

Veja também


Uma estátua do padre Henry Jankowski, uma figura importante no movimento que derrubou o comunismo na Polónia e que foi acusado de pedofilia em 2005, mas nunca julgado, foi vandalizada esta quinta-feira. O grupo que derrubou a figura, na cidade de Gdansk, acusa a Igreja Católica de negligenciar as acusações ao padre Jankowski.

Num manifesto, os ativistas intitulam Jankowski de “atos vis” contra crianças deixadas à sua guarda. Acusam também a Igreja de “cumplicidade com o mal feito às pessoas por Henryk Jankowski” e apontam o dedo às autoridades por negligenciarem o problema.

“Levados pela preocupação para com o bem comum e o respeito pela dignidade humana e pela liberdade, assumimos a nossa ação com a convicção não apenas de sua profunda legitimidade, mas também de sua utilidade pública e, como tal, sujeitamo-nos ao julgamento da comunidade ", lê-se no manifesto assinado pelos activistas Konrad Korzeniowski, Rafal R. Suszek e Michal Wojcieszczuk, que afirmam que as suas acções não são contra a fé.

Os três activistas entregaram-se à polícia depois de derrubarem a estátua com cordas, horas antes de começar a cimeira sobre os abusus sexuais na Igreja, promovido pela Igreja Católica e pelo Papa Francisco, em Roma.

O padre Henryk Jankowski foi suspenso das suas funções em 2005, depois de se ter levantado a suspeita de que estaria a abusar de menores. Jankowski morreu em 2010, sem nunca ter sido julgado.
Num artigo publicado em dezembro, num jornal polaco, uma mulher acusou o padre de abusos sexuais praticados quando esta era menor e alertou que havia mais vítimas.
O antigo presidente da Câmara de Gdansk, Paweł Adamowicz, conhecido por apoiar os direitos dos homossexuais, dos imigrantes e das minorias, disse que era desapropriado ter a estátua do padre num espaço público, mas o bispo da cidade considerou as acusações contra Jankowski como ataques contra a própria Igreja.
Adamowicz foi assassinado em Janeiro quando participava numa feira de solidariedade, um caso que ainda está a ser investigado, mas que alegadamente terá a ver com as suas posições políticas.

Uma série de acusações conta elementos da Igreja têm dividido a população da Polónia, um país onde quase 85% das pessoas são católicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+