Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresas passam a ser penalizadas por pagar salários diferentes a homens e mulheres

21 fev, 2019 - 08:00 • Redação

​A partir desta quinta-feira, a igualdade salarial em Portugal ganha força de lei.

A+ / A-

As mulheres ganham menos 2.500 euros por ano do que os homens. Esta quinta-feira entra em vigor a lei que obriga as empresas, com mais de 250 trabalhadores, a colocar os dois géneros em pé de igualdade no que respeita a salários.

Daqui a três anos a lei será alargada às empresas que têm mais de 50 funcionários.

De acordo com a nova norma, o Relatório Único que as empresas fazem anualmente passa a ter de explicitar quanto ganham os homens e as mulheres daquela empresa. A mesma informação deve ser também disponibilizada aos trabalhadores.

Com base nestes dados, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vai determinar se a empresa cumpre ou não o princípio da igualdade salarial, isto é, se um homem e uma mulher que desempenham a mesma função auferem o mesmo salário.

Caso sejam detetados indícios de discriminação, a empresa terá de implementar um plano de avaliação durante um ano. Se no final desses 12 meses ainda houver diferenças salariais não justificadas, a empresa incorre numa contraordenação grave e pode ficar impedida de participar em concursos públicos durante dois anos.

A lei já foi publicada em agosto do ano passado, mas só agora entra em vigor. Resulta de uma proposta do Governo e visa promover um combate eficaz às desigualdades remuneratórias entre mulheres e homens, no sentido de efetivar o princípio do salário igual para trabalho igual ou de igual valor.

Para conseguir atinguir este objetivo passa a ser exigido às empresas que assegurem uma política remuneratória transparente, assente na avaliação das componentes dos postos de trabalho e com base em critérios objetivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    26 fev, 2019 15:52
    Claro que os salários irão ser iguais, para igual trabalho. E por debaixo da mesa? Ou por debaixo da cama? Não sabem o que é a espécie humana...

Destaques V+