Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enfermeiros. Marcelo ligou ao sindicalista em greve de fome

20 fev, 2019 - 19:30 • Tiago Palma

No dia em que o presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros iniciou uma greve de fome por tempo indeterminado junto ao Palácio de Belém, o Presidente da República garante ter dado "instruções à sua equipa médica para se disponibilizar para acompanhar" Carlos Ramalho.

A+ / A-

O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor), Carlos Ramalho, anunciou na terça-feira que entraria em greve de fome "à porta do Presidente da República" a partir hoje. E entrou: Carlos Ramalho chegou aos jardins junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, pelas 12h30 desta quarta-feira.

O sindicalista considera que a greve dos enfermeiros é "legalíssima", o parecer do conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República "muito injusto", e acusa o Governo de estar a coagir (a partir de quinta-feira, o Ministério da Saúde pondera atribuir faltas injustificadas a todos os que adiram à greve) os profissionais em protesto.

Entretanto, em nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje se deslocou a Madrid, garante que “está naturalmente a acompanhar a situação relativa aos enfermeiros”.

O Presidente da República garante igualmente que deu instruções à sua equipa médica para “se disponibilizar para acompanhar o senhor enfermeiro [Carlos Ramalho]”, que Marcelo já contactou a fim de “se inteirar do seu bom estado de saúde”.

Recorde-se que a direção da Sindepor (Carlos Ramalho optou por não estar presente) solicitou uma audiência ao Presidente da República, tendo, esta quarta-feira, sido recebida na Casa Civil.

“A Casa Civil tomou conhecimento dos diferentes elementos apresentados pela direção do sindicato, que transmitiu ao Presidente da República, e recordou que se trata de matéria da competência do Governo”, explica-se no comunicado.

Carlos Ramalho afirma que o Sindepor não vai desconvocar a greve, mas considera que "os enfermeiros vão trabalhar coagidos e obrigados, porque está a ser posto em causa o direito a greve".

O presidente do Sindepor remeteu ainda para o Governo a responsabilidade de decidir quando terminará a greve de fome que decidiu iniciar em protesto pela forma como a tutela tem lidado com a greve cirúrgica.

Carlos Ramalho reconheceu que a forma de protesto é extrema.

“Considero que, de facto, é uma situação extrema, mas de qualquer forma é a reação também a uma situação extrema. como nunca se viu neste país. que foi o ataque que tem sido feito pelo Governo contra uma profissão digna, que só pretende justiça e negociações”, disse o sindicalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Enfermeiro
    21 fev, 2019 Hospital general 15:31
    Se não desconvoca a greve e acha que eles vão "trabalhar coagidos" e ameaçados., então não era de lançar mão de outras formas de greve como recusar as tais cirurgias fora de horas em horários extraordinário que dão muito dinheiro aos Hospitais e zero, aos enfermeiros? Ou a greve de zelo, que é cumprir integralmente o horário e só nas condições regulamentadas, nada de "extras"? Há tantas formas de tirar o sorriso da cara da ministra... É só usarem-nas e deixarem-se de marchas e greves de fome inofensivas.

Destaques V+