Tempo
|
A+ / A-

​Greve de fome dos enfermeiros. Fim do protesto “depende do Governo”

20 fev, 2019 - 15:11 • Redação com Lusa

Presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal diz que faz a greve de fome junto à residência oficial do Presidente da República porque acredita que Marcelo pode obrigar o Governo a negociar.

A+ / A-

O presidente do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) remete para o Governo a responsabilidade de decidir quando terminará a greve de fome que decidiu iniciar em protesto pela forma como a tutela tem lidado com a greve cirúrgica.

Carlos Ramalho, que chegou aos jardins junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, depois das 12h30 desta quarta-feira, disse aos jornalistas que a greve de fome hoje iniciada só terminará quando o Governo voltar a chamar os enfermeiros para negociações.

"Não sei quando vai parar, essa decisão depende do Governo. Se quer ver os enfermeiros morrerem de fome ou se quer negociar, como pretendemos", declarou.

Carlos Ramalho reconheceu que a forma de protesto é extrema, tal como é extrema a situação dos enfermeiros, explicou.

“Considero que, de facto, é uma situação extrema, mas de qualquer forma é a reação também a uma situação extrema como nunca se viu neste país que foi o ataque que tem sido feito pelo Governo contra uma profissão digna, que só pretende justiça e negociações”, disse o sindicalista.

“Esta foi uma decisão pessoal minha”, esclareceu ainda Ramalho.

O sindicalista explicou ainda que decidiu iniciar esta greve de fome junto à residência oficial do Presidente da República porque considera que Marcelo Rebelo de Sousa pode ter influência junto do Governo.

“É a residência oficial do senhor presidente da república, o mais alto magistrado da Nação, uma pessoa que eu respeito muito, uma pessoa justa e nós consideramos que ele pode ser a pessoa que pode de alguma forma ajudar os enfermeiros”, disse.

“Espero que obrigue o Governo a negociar, porque é isso que nós pretendemos”, rematou.

O presidente do sindicato insistiu ainda que o Governo tem combatido os enfermeiros "de formas ilegítimas e manipulando a opinião pública".

O sindicalista recordou que o Sindepor disponibilizou aos enfermeiros uma minuta para declararem que comparecem aos locais de trabalho por terem sido coagidos, uma vez que a greve não foi suspensa, mas foi considerada ilícita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que implica a marcação de faltas injustificadas.

Até às 13h00, cerca de uma dezena de enfermeiros tinham comparecido junto ao Palácio de Belém para manifestarem a sua solidariedade com a atitude de Carlos Ramalho.

No parecer conhecido na terça-feira, a PGR considera a paralisação ilícita e sublinha que os trabalhadores que aderem a uma greve ilícita devem ter faltas injustificadas, sendo as ausências consideradas como infração disciplinar.

Recorda que, além da responsabilidade disciplinar, a adesão a uma greve ilegítima pode também fazer incorrer o trabalhador em responsabilidade civil extracontratual.

O parecer do conselho consultivo da PGR considera que a greve que decorreu entre novembro e dezembro foi ilícita porque a paralisação teve uma modalidade que não constava do aviso prévio emitido pelos sindicatos que a decretaram.

Sobre o fundo de financiamento aos grevistas, o parecer considera que "não é admissível" que os trabalhadores vejam compensados os salários que perderam como resultado dessa adesão, através de um fundo que não foi constituído nem gerido pelos sindicatos que decretaram a paralisação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    20 fev, 2019 Rio 22:26
    que sentido de humor que ele tem... Ó meu senhor, a greve de fome depende DA VONTADE DE COMER!!
  • FERNANDO MACHADO
    20 fev, 2019 PORTO 19:21
    QUEM TEM CARA DE QUEM COME A SOPINHA TODA, FAZ GREVE DE FOME ? ISSO É QUE ERA BOM.
  • Enfermeiro
    20 fev, 2019 Hospital Central 17:24
    Não é de show-off que se precisa mas de marcação directa aos abusos pseudo-jurídicos do governo. O Garcia Pereira e o departamento jurídico do SINDEPOR, tiraram férias? Então e aquilo das não sei quantas faltas injustificadas que se preparavam para dar? Onde anda a bastonária da Ordem que dantes não se calava e agora está caladinha que nem um rato? Agora não tem nada para dizer?
  • Filipe
    20 fev, 2019 évora 17:21
    Pode ser que acabes nos Paliativos ... é o que merecem todos e todas que afetaram o sistema de saúde Nacional . Encharcam-se em créditos bancários e dizem sempre que ganham pouco , não admira .

Destaques V+