Tempo
|
A+ / A-

Legionella detetada a 5 de fevereiro no IPO de Lisboa. "Não há infetados ou risco"

20 fev, 2019 - 11:40 • Redação

Foco de infeção foi detetado na tubagem de água quente em dois edifícios.

A+ / A-

Veja também:



“Não há ninguém infetado e nem sequer temos suspeitas”. A garantia com deixada pelo presidente do IPO de Lisboa, que confirmou que a legionella foi detetada a 5 de fevereiro, durante análises de rotina.

Em conferência de imprensa, João Oliveira revelou que o foco de infeção foi detetado na tubagem de água quente em dois dos 13 edíficios da unidade, onde neste momento estão a decorrer obras, o que “poderá ter motivado a libertação de batérias”.

O mesmo responsável revelou que foram colocados filtros nas torneiras e tudo está a funcionar normalmente, neste momento.

“Não se evacuou serviço nenhum, fechou-se a água quente transitoriamente. Não há qualquer risco para as pessoas internadas no IPO ou para as que frequentam o IPO”, garantiu.

“Se houvesse alguém que tivesse sido infetado no início do período da presença da legionella já teria infeções e até agora não detetamos ninguém”, disse aos jornalistas, acrescentando que infeções hospitalares há muitas, não é só legionella.

João Oliveira lembrou ainda que o “hospital tem nível de alerta muito alto” em relação às infeções e acredita a probabilidade de alguém vir a estar infetado é pequena.

Durante a manhã, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa já tinha confirmado um foco de legionella no hospital.

A legionella é a bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave, contraída por via respiratória, através da inalação de gotículas de água contaminada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+