Tempo
|
A+ / A-

Centeno acredita que dúvidas sobre ADSE sejam dissipadas ainda este mês

20 fev, 2019 - 11:31 • Redação

O Governo está preocupado com a disparidade de preços para os mesmos serviços e diz que isso deve ser resolvido rapidamente.

A+ / A-

Veja também


O ministro das Finanças garante que a tabela de preços de referência da ADSE está a ser elaborada e negociada com os prestadores de saúde e todos os envolvidos neste subsistema.

Mário Centeno falava esta quarta-feira de manhã no Parlamento, na Comissão de Trabalho, onde disse ainda que espera que durante este processo se dissipem as dúvidas sobre a disparidade de preços para o mesmo serviço.

“Esta tabela está em curso de ser elaborada e negociada e vista por todos os envolvidos neste sistema. Esperamos que esse processo seja concluído para garantirmos a proteção das duas partes neste serviço.”

“É muito importante que isso aconteça e que as dúvidas legítimas, que hoje se tem, depois daquilo que se conheceu e que o Governo já vinha a acompanhar para os diferenciais de preço para o mesmo serviço sejam dissipadas e não persistam após esta alteração. É muito importante que isso aconteça”, disse Mário Centeno.

O ministro disse ainda, em relação à ADSE, que os direitos dos funcionários públicos têm de ser respeitados e acautelados.

Recentemente vários prestadores de saúde privados anunciaram que iam abandonar os seus protocolos com a ADSE, uma decisão que pode afetar até um milhão de pessoas.

A discórdia entre os privados e a ADSE agravou-se nos últimos meses quando, em dezembro, o conselho diretivo do instituto público comunicou aos hospitais e clínicas privados que estes teriam de devolver 38 milhões de euros devido a excessos de faturação efetuados entre 2015 e 2016.

A decisão da ADSE teve por base um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) que surgiu na sequência de um recurso à justiça por parte da APHP onde contestava as regularizações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+