Tempo
|
A+ / A-

Greve dos enfermeiros. Hospitais já receberam circular sobre marcação de faltas injustificadas

20 fev, 2019 - 11:05

Protesto foi considerado ilícito pelo conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República.

A+ / A-

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) emitiu para os hospitais a circular em que determina que sejam marcadas faltas injustificadas aos enfermeiros que façam greve.

A circular recorda que a greve cirúrgica foi considerada ilícita pelo conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República e indica que as faltas injustificadas determinam o desconto do tempo de greve na remuneração e na antiguidade.

A ACSS refere também que as faltas injustificadas determinam a "qualificação da ausência como infração disciplinar".

Pode, contudo, ponderar-se o desconhecimento desculpável do trabalhador sobre caráter ilícito da greve como fundamento para não aplicar sanção disciplinar.

A ACSS refere igualmente que nos casos em que os trabalhadores vão alternando a sua posição de aderentes à greve (repartindo as perdas salariais, mas inviabilizando o funcionamento dos serviços), o desconto do salário deve ter em conta não apenas o período efetivo em que o enfermeiro fez greve, mas também os restantes períodos em que os serviços estiveram paralisados.

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) anunciou na terça-feira que suspendia a greve face às ameaças de marcação de faltas injustificadas, enquanto o Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) decidiu manter a paralisação. O presidente do Sindepor vai fazer uma greve de fome como protesto contra a forma como o Governo tem lidado com o protesto.

Antes mesmo de homologar o parecer da PGR, o Governo tinha avançado com uma requisição civil para travar a greve em quatro dos dez hospitais, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

O Sindepor entregou uma intimação, já aceite pelo tribunal, para contestar a requisição civil, tendo o Governo apresentado na terça-feira a sua defesa.

Entretanto, o Governo já apresentou a defesa à intimação judicial apresentada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) e aceite pelo Supremo Tribunal Administrativo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 fev, 2019 Lisboa 12:38
    A partir do momento em que se deixaram dividir, ou seja, a partir do momento em que o "Sindicato" ASPE içou a bandeira da rendição, começaram a perder. Se o Tribunal for sensível às "provas" fabricadas à pressão pelo governo e considerar ilícita a greve, preparem-se para levar na cabeça, forte e feio. É o que acontece a derrotados. Nesse caso, devem recuar para reagrupar. E sobretudo começar por limpar a área, dos desistentes e traidores à causa.

Destaques V+