Tempo
|
A+ / A-

​Venezuela

Maduro desafia Guaidó a convocar eleições presidenciais

20 fev, 2019 - 03:03

“Convoque eleições, senhor autoproclamado, senhor palhaço”, disse o líder do regime venezuelano numa cerimónia de graduação de médicos.

A+ / A-

Nicolás Maduro desafia o Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, a convocar eleições presidenciais antecipadas.

O pedido, inesperado, foi feito esta quarta-feira durante a cerimónia de graduação de um grupo de centenas de médicos, em Caracas.

“Por aqui há um palhaço que diz ser Presidente interino. A primeira coisa que tem que fazer, ou teria de fazer, é convocar eleições. Porque não convoca eleições, para o derrotar já com os votos do povo?", declarou Nicolás Maduro.

“Convoque eleições, senhor autoproclamado, senhor palhaço”, reforçou Maduro.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A maioria dos países da União Europeia, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou mais de 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.

Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Antes do espoletar da crise venezuelana, o representante diplomático de Caracas constante da lista de corpo diplomático acreditado em Portugal é Lucas Rincón Romero, que apresentou credenciais em 24 de outubro de 2006.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+