Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Basta". Milhares de franceses protestam contra onda de ataques antissemitas

19 fev, 2019 - 23:46

Quase uma centena de sepulturas judaicas foram vandalizadas nos últimos dias. Presidente Macron diz que “quem fez isto não é merecedor da República Francesa e será castigado".

A+ / A-
Milhares de pessoas uniram-se em Paris contra o antissemitismo em ascensão no país
Milhares de pessoas uniram-se em Paris contra o antissemitismo em ascensão no país

Milhares de pessoas manifestaram-se esta terça-feira nas ruas de França contra a recente vaga de ataques antissemitas no país.

Líderes políticos de todos os partidos, incluindo os antigos presidentes Francois Hollande e Nicolas Sarkozy, concentraram-se na Praça da República, em Paris, para dizer “Basta!”.

Na manifestação de Paris estiveram cerca de 20 mil pessoas. Em cidades como Marselha e Estrasburgo muitas centenas também protestaram contra os ataques a símbolos judeus.

O Presidente Emmanuel Macron deslocou-se a um cemitério em Quatzenheim, nos arredores de Estrasburgo, onde sepulturas judaicas foram vandalizadas.

“Quem fez isto não é merecedor da República Francesa e será castigado. Vamos agir, vamos aplicar a lei e vamos castigá-los”, declarou Macron depois de passar por um portão pintado com uma cruz suástica.

O chefe de Estado visitou depois do memorial do Holocausto, em Paris, acompanhado pelos presidentes do Senado e da Assembleia Nacional.

A França tem uma das maiores comunidades judaicas da Europa, com cerca de 550 mil pessoas, mas os ataques anti-semitas são frequentes.

No ano passado, foram registados mais de 500 ataques do género em França, um aumento de 74% em relação a 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+