Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Venezuela encerra fronteira marítima e aérea com Curação, Aruba e Bonaire

19 fev, 2019 - 22:47 • Lusa

Medida foi tomada depois de ter sido divulgada a existência de um centro de acolhimento de ajuda humanitária internacional.

A+ / A-

A Venezuela encerrou esta terça-feira, por tempo indeterminado, as comunicações aéreas e marítimas com as ilhas caribenhas de Aruba, Bonaire e Curaçau.

A decisão, segundo a imprensa venezuelana, foi anunciada pelo vice-almirante Vladimir Quintero Martínez, chefe da Zona Operacional de Defesa Integral em Falcón, no noroeste da Venezuela.

O encerramento tem lugar depois de ter sido divulgada a existência de um centro de acolhimento de ajuda humanitária internacional, na ilha de Curaçau, que aguarda autorização para entrar na Venezuela, mas que o Governo venezuelano rejeita.

"De maneira simultânea, a decisão paralisou os voos e as partidas (de barcos) para as ilhas de Curaçau, Aruba e Bonaire, situadas em frente das costas do Estado venezuelano de Falcón, a noroeste do país", explica o portal NotiFalcón, citando o vice-almirante.

Curaçau, a ilha holandesa mais próxima, está situada a 40 milhas náuticas (65 quilómetros) da zona costeira de Falcón.

O encerramento das fronteiras acontece a apenas quatro dias do 23 de fevereiro, data limite imposta pelo autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, para a entrada de ajuda humanitária internacional, que se encontra em Curaçau, Cúcuta (Colômbia) e no Brasil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+