Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Noiva” do Estado Islâmico perde nacionalidade britânica

19 fev, 2019 - 22:34 • Redação

Shamima Begum fugiu do Reino Unido em 2015, quando tinha apenas 15 anos, para se juntar aos jihadistas. Agora, quer regressar, mas o Governo britânico retirou-lhe a nacionalidade.

A+ / A-

Shamima Begum, uma adolescente que fugiu para a Síria e aderiu ao grupo terrorista Estado Islâmico, perdeu a nacionalidade britânica.

O desenvolvimento foi conhecido através de uma carta enviada à família, que foi divulgada esta terça-feira pela estação de televisão ITV News.

Shamima Begum fugiu do Reino Unido em 2015, quando tinha apenas 15 anos, para se juntar ao autoproclamado Estado Islâmico na Síria.

No início do mês, foi encontrada por um jornalista do “London Times” num campo de refugiados na Síria, depois de ter fugido de Baghuz, o último bastião dos radicais islâmicos.

Atualmente com 19 anos, Shamina teve um filho na semana passada e manifestou a intenção de regressar ao Reino Unido, mas o Governo de Londres decidiu agora retirar-lhe a nacionalidade.

O advogado da família Begum anunciou nas redes sociais que tenciona contestar a decisão.

O regresso dos jihadistas aos seus países de origem na Europa tem sido discutido entre os Estados-membros da UE.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, classificou, na segunda-feira, como “muito complexa” a questão de cidadãos portugueses com ligações aos radicais islâmicos, porque o Estado deve prestar proteção aos nacionais, mas não quer em Portugal "pessoas que possam constituir uma ameaça".

No final de uma reunião de chefes de diplomacia da União Europeia, em Bruxelas, Santos Silva confirmou que um dos pontos abordados, no quadro da discussão sobre a Síria, foi o apelo feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos países europeus, para repatriarem e julgarem os seus combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) detidos na Síria, algo que os chefes de diplomacia da UE advertiram que “não será tão fácil” de resolver.

Por seu lado, a alta representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, disponibilizou os seus serviços para coordenar uma resposta conjunta em relação ao regresso dos europeus que combateram com o grupo Estado Islâmico na Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Carlos Fonseca
    20 fev, 2019 Maia 09:08
    Aqui está um exemplo que deveria ser seguido por todos os países.

Destaques V+