Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto multado pela FIFA devido à influência de fundos

19 fev, 2019 - 15:54 • Redação

O organismo que tutela o futebol mundial emitiu um comunicado no qual anuncia a multa de cerca de 44 mil euros.

A+ / A-

A FIFA multou o FC Porto, esta terça-feira, em 50 mil francos suíços, cerca de 44 mil euros, por ter permitido a influências de fundo de investimentos e por "não ter fornecido dados corretos" em relação à transferência de um jogador.

Em comunicado, o órgão que tutela o futebol mundial explicou os motivos da sanção aplicada: "O Comité Disciplinar descobriu que o clube violou a alíneia 1 do artigo 18º do Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores, ao ter realizado contratos que permitiram que uma terceira parte influenciasse a autonomia e independência do clube em assuntos relacionados com a transferência".

Para além da acusação do chamado "third party", o FC Porto foi ainda culpado de não ter fornecido informação correta ao "Transfer Matching System", plataforma da FIFA que regista todas as transferências, em relação à transferência de um jogador:

"O FC Porto foi culpado pela violação do da alínea 2 do artigo 4º, do Anexo 3 do Regulamento sobre o Status e Transferência de Jogadores, por não fornecer dados corretos ao TMS em relação à transferência de um jogador".

A multa dá como concluída um processo de investigação instaurado pela FIFA e pelo TMS. O clube português foi notificado esta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Ferreira
    19 fev, 2019 18:47
    Pchiuuuu...falem baixinho RR não façam muito barulho com isto. O FCPorto é a favor da transparência no futebol mundial e quiça também no futebol português!!! Apaguem isto. Viva o FCP.

Destaques V+