Tempo
|
A+ / A-

Morreu o "kaizer" da moda e diretor criativo da Chanel

19 fev, 2019 - 11:38

“Eu sou como uma caricatura de mim próprio e gosto disso”, disse o estilista conhecido por usar cabelo branco com rabo de cavalo e óculos escuros.

A+ / A-
Morreu Karl Lagerfeld, o diretor criativo da Chanel
Morreu Karl Lagerfeld, o diretor criativo da Chanel

O costureiro Karl Lagerfeld morreu esta terça-feira, aos 85 anos. A notícia da morte foi avançada por uma revista francesa e confirmada por fontes da Chanel à agência Reuters.

Em janeiro, o designer faltou a dois eventos de moda em Paris. Na altura, a Chanel alegou que o estilista se sentia cansado.

Lagerfeld foi um dos principais designers de moda e diretor criativo da Chanel, desde 1983. Simultaneamente, trabalhava também para a casa de moda italiana Fendi, onde também era atualmente o diretor criativo.

Na altura em que Lagerfeld chega à Chanel dizia-se que a marca corria o risco de se tornar destinada exclusivamente a ‘avós ricas’. O alemão acrescenta brilhos e corta bainhas aos fatos, tornando a marca numa das casas de costura mais valiosas do mundo.

A ligação à Chanel durou mais de três décadas - até à sua morte -, produzindo cerca de oito coleções por ano. Simultaneamente, produzia coleções para a Fendi e uma marca própria.

A sua imagem é incontornável: fatos escuros, cabelo branco com rabo de cavalo e óculos escuros. Tudo isso aliado a um humor irreverente, fazia de Lagerfeld uma personagem cuidadosamente elaborada.

“Eu sou como uma caricatura de mim próprio e gosto disso”, diz uma citação atribuída ao designer.

Karl Otto Lagerfeld, que nasceu em Hamburgo a 10 de setembro de 1933 e morreu em Paris aos 85 anos. Nas redes sociais, fãs e personalidades do mundo da moda surgem homenagens públicas ao designer alemão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+