Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado vai deixar de apoiar carros elétricos acima de 60 mil euros

19 fev, 2019 - 08:03 • Redação

Em 2018, o Estado apoiou a compra de 1.170 novos veículos elétricos.

A+ / A-

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos acima de 60 mil euros. Esta alteração faz parte das novas regras de incentivos à compra de elétricos que vão ser conhecidas esta semana e vão contemplar, pela primeira vez, a compra de bicicletas elétricas.

De acordo com o jornal "Público", a ideia do Governo, ao colocar este teto aos apoios, é a de quem compra um carro elétrico que custe mais de 60 mil euros o fará independentemente de ter ou não apoio do Estado para a compra, pelo que não se justifica esse incentivo.

As novas regras devem ser publicadas esta semana pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética (MATE).

No ano passado o Estado, através do Fundo Ambiental, apoiou a compra de 1.170 novos veículos elétricos, no total de 2,6 milhões de euros (cerca de 2.250 euros para cada carro). Ficaram de fora 322 candidaturas que, segundo o Fundo Ambiental, não chegaram a ser avaliadas por esgotamento da verba.

A alteração das regras do incentivo à compra de carros eléctricos surge numa altura de crescimento deste segmento: em 2018, foram vendidos 4.073 destes veículos, o que representa um salto de 148% face ao ano anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+