Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OCDE diz que Portugal precisa de mais enfermeiros. Sindicato tem número: 20 mil

18 fev, 2019 - 14:12 • Redação

Envelhecimento da população, rede cuidados continuados e rede de cuidados paliativos fazem aumentar a necessidade de mais profissionais de enfermagem.

A+ / A-

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) estima que Portugal precisa de mais 20 mil enfermeiros. As contas são feitas à Renascença pela dirigente do SEP Guadalupe Simões.

“Quando falamos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) estamos a falar dos hospitais e centros de saúde; na necessidade de aumentar o número de profissionais nos cuidados de saúde primários, porque de facto o envelhecimento da população o que determina é uma maior necessidade de enfermeiros; Mas falamos também nas redes dos cuidados continuados e dos cuidados paliativos. Com tudo isto, temos vindo sempre a dizer que são precisos mais 20 mil enfermeiros no SNS”, diz a sindicalista.

Esta segunda-feira foi divulgado um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde é mencionada precisamente a necessidade de mais destes profissionais em Portugal.

“O relatório da OCDE só vem confirmar o que já se sabia porque os números são claros, as percentagens por mil habitantes de enfermeiros em Portugal comparativamente com outros países são das mais baixas”, diz Guadalupe Simões.

“Portugal não dispõe de uma estratégia abrangente para enfrentar os custos do envelhecimento relacionados com a saúde”, escreve o jornal "Dinheiro Vivo", citando o documento da OCDE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 fev, 2019 Lisboa 18:31
    Mais 20000 Enfermeiros? Tomara o governo poder despedir é 20000 Enfermeiros. A contratar esses profissionais, só se eles aceitassem trabalhar por bolotas. Caso contrário como é que o governo continuaria a mandar milhares de Milhões de Euros para sustentar bancos falidos e a parecer o "bom aluno" em Bruxelas?
  • FIlipe
    18 fev, 2019 évora 15:23
    Pudera , esturram as verbas com aumentos e progressões nas Forças Armadas e Forças de Segurança ... sem mérito produtivo algum e uma fraude ao sistema e os serviços que hoje fazem mais falta como a saúde e educação , são os patinhos feios do sistema , porque para cada civil que lá pertence ter acesso a uma arma , tem de ter licença ... Qualquer dia tem um Soldado que abandona a escola sem a escolaridade obrigatória feita , ganhando mais que um licenciado com 20 anos de serviço , e tem de trabalhar até aos 67 anos enquanto essa corja de gente chega aos 55 anos e pira-se do sistema para ir dar de comer às galinhas em casa .

Destaques V+