Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saiba quem são os três novos ministros do Governo

17 fev, 2019 - 18:08 • Redação

Pedro Nuno Santos assume a pasta das Infraestruturas, Nelson Souza a do Planeamento e a remodelação engloba ainda a subida de Mariana Vieira da Silva à pasta da Presidência.

A+ / A-

A saída de Pedro Marques da pasta das Infrastruturas e Planeamento, que segue para Bruxelas, é passada não a um, mas a dois ministros. As Infrastruturas (e a Habitação, que transita do Ambiente) vai para Pedro Nuno Santos. O Planeamento, que tem os Fundos Comunitários, terá como líder Nelson de Souza.

Já a atual secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, substitui Maria Manuel Leitão Marques no Ministério da Presidência e Modernização Administrativa.

Duarte Cordeiro até agora número dois de Fernando Medina na Câmara de Lisboa vai ser o pivot do governo na relação da geringonça no Parlamento. Assume a pasta dos Assuntos Parlamentares. Acaba por ser mesmo a grande surpresa dos novos membros do executivo.

É a quarta remodelação feita pelo primeiro ministro António Costa em quatro anos de governo, e os nomes foram já divulgados na página da presidência da república na internet.

Há ainda seis secretários de Estado reconduzidos: Tiago Barreto Antunes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros; Luís Filipe Goes Pinheiro, secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa; Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas; Alberto Souto de Miranda, secretária de Estado Adjunto e das Comunicações; e Ana Cláudia Pinho, secretária de Estado da Habitação.

Sempre que o titular da pasta muda, os secretários de Estado mesmo que sejam reconduzidos têm de tomar novamente posse, o mesmo acontece se a pasta passar de um minstério para outro como é o caso da Habitação. nesta remodelação, que passa do ministério do Ambiente para o ministério das Infraestruturas.

A única cara nova é a da ex-presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque que será a nova secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Quem é quem

Pedro Nuno Santos tem 41 anos e é natural de São João da Madeira. Licenciado em Economia, deixa de ser o pivot das relações entre o PS, PCP e o BE. Há muito que é uma figura em ascensão dentro do Partido Socialista, sendo um dos mais ovacionados no último congresso, e assumirá agora funções ministeriais.

Nelson de Souza nasceu em 1954, na Índia, e é um profundo conhecedor do tecido empresarial português, assim como dos programas nacionais e europeus de apoio às empresas e à economia. Foi gestor do Programa Compete/QREN e do Prime, administrador do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, I.P) e gestor de programas no PEDIP (Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa).

Já foi Secretário de Estado das Pequenas e Médias Empresas, do Comércio e dos Serviços e Chefe de Gabinete do Ministro da Economia.

Mariana Vieira da Silva, nasceu em Lisboa em 1978, e é filha do ministro da Segurança Social. Nadadora compulsiva é licenciada em Sociologia, pelo ISCTE.

Entre 2009 e 2011, foi Adjunta do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, tendo anteriormente trabalhado como Assessora da Ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, entre 2005 e 2009.

Fez parte da equipa organizadora do Fórum das Políticas Públicas, no ISCTE, e foi membro do Conselho Consultivo do Descobrir – Programa Gulbenkian para Cultura e Ciência, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Já Duarte Cordeiro é líder da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS desde 2018, que faz este mês 40 anos, e é considerado um dirigente socialista do chamado "núcleo duro" político de António Costa e posiciona-se na mesma ala esquerda partidária de Pedro Nuno Santos. Sucedeu-lhe na liderança da JS em 2008 e agora volta a suceder-lhe na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.
Vice-presidente da Câmara de Lisboa desde abril de 2015 - com os pelouros da economia, inovação, serviços urbanos e desporto -, Duarte Cordeiro é licenciado em economia pelo ISEG com um mestrado no ISCTE.
Natural de Lisboa e adepto do Sporting, Duarte Cordeiro foi eleito deputado nas eleições legislativas de 2009 e de 2011, respetivamente pelos círculos de Lisboa e de Setúbal, período em que o PS esteve sob a liderança de José Sócrates.

Conotado com a ala esquerda do PS, Duarte Cordeiro esteve sempre ligado ao chamado "núcleo duro" político de António Costa, tendo sido um dos elementos mais ativos nas eleições primárias de setembro de 2014, quando o atual primeiro-ministro derrotou e substituiu António José Seguro na liderança dos socialistas.

Os novos titulares das pastas vão tomar posse esta segunda-feira às 15h00, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gonçalves
    18 fev, 2019 Lisboa 11:17
    Governo radicaliza-se á esquerda colando-se ao BE e PCP reforçando a cultura marxista onde pode e vai afundar este PS/Syriza.Os moderados são afastados e com eles o eleitorado procurará novos partidos por protesto,fará jejum de voto,anulará o mesmo ou por vingança votará nas extremas não parlamentares.Nao esquecer q Portugal continua em todos os rankings na cauda da EU e possui uma divida total brutal.O PS tem nas segundas legislaturas levado o Pais á bancarrota ,são já três e Costa fará a quarta???????Com a dissidência no BE aparecerá novo partido,ou alugam um já existente e á direita temos o CHEGA e PNR.Após entrada de Leâo temos o PS a sair de sendeiro.A dispersão de votos vai ser uma realidade visto q PSD descredibilizou-se com o hipertrokanismo impondo uma governação agressiva contrária ao programa eleitoral. Desconfiança nos partidos tradicionais e PR aumenta cada dia q passa.
  • Pedro
    18 fev, 2019 Porto 00:07
    Uma remodelação a 8 meses das eleições... O Kosta está desorientado! Ou será que perdeu o descaramento de vez?? P.S. rais parta o NÓNIO!
  • Pedro
    18 fev, 2019 Porto 00:07
    Uma remodelação a 8 meses das eleições... O Kosta está desorientado! Ou será que perdeu o descaramento de vez?? P.S. rais parta o NÓNIO!

Destaques V+