Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Nova barragem evacuada em Minas Gerais

17 fev, 2019 - 09:56 • Lusa

A decisão foi tomada pela mineradora Vale, que na semana passada já tinha procedido à evacuação da zona envolvente de outras minas. Rutura de janeiro causou 166 mortos.

A+ / A-

A mineradora brasileira Vale anunciou a evacuação da zona envolvente de uma das suas barragens, afetando cerca de 200 habitantes do estado de Minas Gerais, onde em janeiro a rutura de outra barragem causou 166 mortos.

"Esta decisão foi tomada como precaução depois de o grupo ter analisado relatórios de empresas especializadas em consultoria. Deve-se notar que a estrutura não está em atividade", informou a Vale em comunicado, no sábado à noite.

A barragem está localizada na mina de ferro de Mar Azul, em Nova Lima, a 25 quilómetros de Belo Horizonte.

A evacuação de 49 edifícios, realizada com a ajuda da proteção civil e das autoridades locais, obrigou à retirada de 200 pessoas.

A 8 de fevereiro, outra evacuação forçou 500 pessoas a deixar a zona envolvente de outras duas minas, uma pertencente à Vale, a outra à concorrente ArcelorMittal.

Na sexta-feira, oito funcionários da mineradora brasileira Vale foram detidos numa operação do Ministério Público de Minas Gerais, acusados de envolvimento na rutura da barragem na cidade de Brumadinho que, além dos 166 mortos, deixou 144 pessoas desaparecidas.

Quatro gerentes e quatro técnicos diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da barragem em Brumadinho foram os alvos dos mandados de prisão.

Além dos crimes de homicídio qualificado, os funcionários poderão responder por crimes ambientais e falsidade ideológica.

O desastre em Brumadinho ocorreu a 25 de janeiro, quando uma das barragens nas quais a empresa mineira Vale armazenava resíduos rebentou, provocando uma avalanche de lama que soterrou as instalações da própria empresa e centenas de propriedades rurais.

A barragem que colapsou foi feita através do método de alteamento a montante, no qual se constroem degraus com os próprios resíduos, sendo o método mais simples e também o menos seguro.

Esta foi também a técnica de construção usada na barragem da empresa Samarco (da Vale e da BHP Billion) que rebentou em 2015 na cidade de Mariana, igualmente no estado de Minas Gerais, onde se encontra a maior concentração deste tipo de estruturas, e que provocou 19 mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+