Tempo
|
A+ / A-

Venezuela: Primeiro de três aviões dos EUA com ajuda humanitária já aterrou

16 fev, 2019 - 18:37 • Lusa

Aeronaves levam suplementos nutricionais para cerca de 3.500 crianças que sofrem de má nutrição e estojos de higiene para pelo menos mais 25 mil pessoas.

A+ / A-

O primeiro de três aviões de carga C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos com ajuda humanitária para a Venezuela chegou este sábado à cidade fronteiriça de Cúcuta, anunciaram as autoridades norte-americanas.

O avião, que partiu da base aéra de Homestead, no sul de Miami, aterrou no aeroporto Camilo Daza às 12h20, hora local (mais quatro em Lisboa) com suplementos nutricionais para cerca de 3.500 crianças que sofrem de má nutrição e estojos de higiene para pelo menos mais 25 mil pessoas.

De acordo com fontes diplomáticas dos EUA, citadas pela agência noticiosa espanhola Efe, este será o primeiro de três aviões que deverão aterrar hoje no território, numa altura em que se acumulam toneladas de ajuda humanitária que o líder da oposição da Venezuela, autoproclamado Presidente do país, diz que fará "o que for necessário" para colocar fora do aeroporto.

“Estamos dispostos a fazer o necessário para que a ajude chegue", disse Juan Guaidó perante milhares de simpatizantes num evento em que prestou juramento para integrar uma rede de voluntários que trabalhará para distribuir os donativos.

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A maioria dos países da UE, entre os quais Portugal, reconheceram Guaidó como Presidente interino encarregado de organizar eleições livres e transparentes.

Na Venezuela residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    16 fev, 2019 20:58
    Chamem-lhe ajuda humanitária a ver se eu acredito! O que os gringos querem é o petróleo! Ora onde está a "ajuda humanitária" no Yemen, país destruído pelos jihadistas da Arábia Saudita?

Destaques V+