Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD

"Se forem fazer buscas em todas as prisões, demitem-se todos"

16 fev, 2019 - 15:45 • Eunice Lourenço

Porta-voz do PSD para a justiça defende alterações ao sistema prisional e alteração nas custas de justiça para as associar aos rendimentos.

A+ / A-

Se forem feitas mais buscas a mais cadeias haverá mais diretores a demitir-se, como fez a diretora da cadeia de Paços de Ferreira. Quem o diz é Mónica Quintela, porta-voz do PSD para área da justiça, que defende alterações no sistema prisional.

“Se forem fazer buscas em todos os estabelecimentos, demitem-se todos. O sistema prisional tem de ser mexido, o direito penitenciário tem de ser mexido, o sistema de reinserção tem de ser mexido”, defendeu Mónica Quintela, para quem é preciso todos colocarem a pergunta: “Que cidadãos estamos a devolver à sociedade?”

Mónica Quintela falava na convenção do conselho estratégico do PSD, que este sábado está a discutir propostas para o programa eleitoral. Uma das propostas é a alteração dos custos judiciais para que não sejam cegos, mas tenham em conta as possibilidades económicas de cidadãos e empresas.

“A justiça não pode ser um bem, é uma necessidade. Não pode ter custos que afastem os cidadãos e as empresas da justiça, mas deve ser um sistema inclusivo e permita que qualquer cidadão que se sinta lesado possa recorrer à justiça”, disse Mónica Quintela, acrescentando que “há que trabalhar a questão das custas judiciais, com uma preocupação social”.

A porta-voz do PSD deu o exemplo das custas judiciais de um processo de regulação do poder paternal, que tem sempre o mesmo custo – mais de 300 euros, independentemente dos recursos de cada pessoa – e defendeu um sistema que discrimine os custos em função dos rendimentos e do património de cada cidadão ou empresa.

Outro exemplo que deu foi o facto de alguém com um rendimento de 600 euros, mas com casa própria, não ter direito a apoio judiciário por ter casa, como se tivesse de vender a casa para poder recorrer à justiça. Uma situação que Mónica Quintela também defende que seja mudada.

Contudo, a porta-voz do PSD não apresentou para já uma proposta concreta para essas mudanças, porque a convenção do PSD ainda não serve para as fazer, mas apenas para debater.

A convenção nacional do conselho estratégico do PSD está a decorrer em Santa Maria da Feira. De manhã, estiveram reunidos 16 grupos temáticos e à tarde vão-se sucedendo as conferências de imprensa dos porta-vozes de cada setor.

A convenção termina ao fim da tarde com o discurso do líder do PSD, Rui Rio.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao manuel loureno
    17 fev, 2019 val da amoreira 14:43
    sendo a senhora Drª uma especialista da ária da justiça, seria bom que nos dissesse o que está mal, e como é que ela, se fosse ministra da justiça faria, isso sim, isso era dar um contributo sério para uma melhoria neste sector. eu conheço o sistema, e só por isso me permito a este comentário, espero não ter sido indelicado, mas não gosto de comentários políticos deste nível em assuntos tão sérios como é o caso
  • Jorge
    17 fev, 2019 Lisboa 00:04
    Caro Filipe, é como ser bandido, por mais hipóteses que sejam dadas,não sabem fazer mais nada. Evolua
  • Filipe
    16 fev, 2019 évora 21:55
    Está tudo previsto na lei e na anti - lei dos advogados oficiosos e outros que em vez de mandarem todos tratarem as dependências , os prendem para os abutres das prisões e da advocacia mamarem por conta dos fracos do sistema . Eu diria mesmo , se os advogados a 5000 mil euros ao dia defendem-se os dependentes da dependência , as prisões estavam desertas e milhares de guardas prisionais e afins entre advogados , a arrumarem carros em parques ... não sabem fazer mais nada na vida .

Destaques V+