Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal vence Ucrânia e está na final do Europeu de Futsal feminino

15 fev, 2019 - 23:50 • Eduardo Soares da Silva

A equipa das quinas confirmou o favoritismo com a uma vitória confortável por 5-1, mas não se livrou do susto. Espanha será o adversário da final no domingo.

A+ / A-

Portugal garantiu, esta sexta-feira, a presença na final do Campeonato da Europa de Futsal feminino, ao vencer a Ucrânia por 5-1. Esta é a primeira edição da prova, realizada em Portugal, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O selecionador Luís Conceição alinhou de início com Ana Catarina na baliza, Inês Fernandes, Fifó, Janice e Pisko. A equipa ucraniana, liderada por Shaytanov, arrancou a partida do Sagaidachna, Sydorenko, Tykova, Volovenko e Forsiuk.

A seleção portuguesa entrou muito forte na partida, e realizou uma primeira parte praticamente perfeita, com inúmeras oportunidades claras de golo, incluíndo duas bolas nos ferros de Carla Vanessa e Inês Fernandes.

O primeiro golo do jogo surgiu aos 14 minutos de jogo, pela autoria de Janice. Jenny rematou à baliza ucraniana e, na recarga, com a guarda-redes ucraniana no chão, a pivô apenas precisou de encostar.

Balde de água fria a abrir o segundo tempo

A equipa liderada por Luís Conceição voltou a entrar mais forte no segundo tempo, a confirmar o favoritismo da equipa portuguesa, mas consentiu o empate no segundo minuto, num rápido contra-ataque convertido por Anna Sydorenko.

Portugal voltou a carregar e chegou ao golo da vitória à passagem do oitavo minuto da segunda parte. Fifó rematou rasteiro e colocado de fora da área, sem hipótese para a guardiã ucraniana.

A confiança aumentou, Portugal voltou a estar perto do golo em diversas ocasiões, mas o tento da “tranquilidade” chegou já perto do fim, aos 33 minutos de jogo, pela autoria de Vanessa. Com a confiança a fluir, tempo ainda para o "bis" de Janice, aos 38 minutos, e Fifó, no último minuto da partida.

A falange de apoio portuguesa

Gondomar é uma cidade que respira futsal, e apoio não faltou à seleção portuguesa. Estiveram 2460 espectadores no Pavilhão Multiusos de Gondomar a assistir à meia final, precedida de uma partida entre Espanha e Rússia também com cerca de mil pessoas nas bancadas.

Os bilhetes para a meia final custavam apenas um euro, e revertiam para instituições de solidariedade em Gondomar. O pavilhão foi inaugurado em 2007, para o Europeu de Futsal masculino, uma prova de má memória para a equipa das quinas, que caiu nas meias-finais.

Portugal vai agora defrontar a Espanha no final do Europeu de futsal. As espanholas venceram a Rússia por 5-0. O jogo decisivo está marcado para as 18h30 de domingo, em Gondomar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+