Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Fora

Espanha cai numa crise política e baralha as forças

15 fev, 2019 - 16:26 • Miguel Coelho e Pedro Caeiro

A actualidade política na vizinha Espanha domina os temas europeus. Por cá, atenções centradas na instabilidade social e na violência doméstica.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 15/02/2019

No plano europeu, as atenções estão centradas em Espanha, a braços com uma crise política e numa altura em que decorre o julgamento dos ex-dirigentes independentistas catalães. Espanha tem em perspectiva novas eleições depois de uma nova crise política. Begoña já tinha avisado que "negociar com os independentistas da Catalunha ia custar caro a Pedro Sanchez", antes de mais porque "quem rompe com a Constituição não pode ser um dos lados da negociação". Põe-se agora o problema de todas as sondagens apontarem para uma Espanha muito dividida politicamente. Para onde caminha Espanha? Olivier acha estranho como é que os minoritários bascos e catalães conseguem não só destituir o Governo anterior, como ser o suporte do actual. "O Governo de grandes países está cada vez mais nas mãos de partidos minoritários". Begoña Iñiguez, por seu lado, chama a atenção para uma curiosa transferência de votos do Ciudadanos para o Vox, que está a juntar todos os votos dos chamados "descontentes".


"As mulheres portuguesas não podem esperar cinco gerações pela igualdade"

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre “As Mulheres em Portugal: Hoje” é um dos temas do “Visto de Fora” desta semana.

Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez confessam choque com algumas das conclusões, incluindo a percentagem de casos de violência e assédio ou o desequilíbrio na partilha das tarefas familiares.

Os dois correspondentes em Portugal analisam também a contestação ao Governo, em dia de greve nacional da função pública.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+