Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China fecha campo base do Everest

15 fev, 2019 - 07:29 • Redação

Turistas só podem subir até ao mosteiro, a cinco mil metros de altitude.

A+ / A-

A China fechou o campo base do lado sul do Monte Everest a turistas que não tenham licença para escalada. O encerramento, por tempo indeterminado, visa dar tempo às autoridades chinesas para lidar com a crescente acumulação de lixo no local.

A proibição significa que os turistas têm de ficar pelo mosteiro, situado a cinco mil metros de altitude, um pouco abaixo do campo base (a 5.200 metros). Apenas os montanhistas que tenham permissão para escalar o monte de 8.848 metros poderão aceder ao campo.

Mas também aí há limites. Em janeiro, a China restringiu a menos de 300 o número de alpinistas autorizados - por ano - a escalar o Everest, a partir do Norte. E a temporada de escalada está limitada à primavera.

A maioria das pessoas visita a montanha pelo lado sul, no Nepal, mas nos últimos anos tem aumentado o número de turistas a aceder ao monte pelo lado chinês, uma vez que, deste lado, o campo base - localizado no Tibete - é acessível de carro. Se for pelo lado do Nepal, precisa de cerca de duas semanas a caminhar para alcançar o campo.

Segundo as autoridades chinesas, só na primavera do ano passado foram recolhidas oito toneladas de resíduos.

Este ano, os esforços de limpeza vão concentrar-se em remover corpos de alpinistas que morreram na chamada zona de morte, acima dos oito mil metros, onde o ar é muito rarefeito. Devido ao frio e à altitude, muitas vezes esses corpos permanecem na montanha durante anos ou mesmo décadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+