Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Mais uma derrota para Theresa May

14 fev, 2019 - 18:39 • Reuters

Os deputados derrotaram o governo 303-258 na moção principal que pedia que o parlamento britânico desse apoio ao plano da líder do executivo.

A+ / A-

Os deputados britânicos derrotaram a primeira-ministra, Theresa May, numa votação simbólica sobre a estratégia de Brexit na quinta-feira, afetando assim promessa que fez aos líderes da União Europeia de que ela podia aprovar o impopular acordo de saída se aceitassem as suas concessões.

Embora a votação não force o governo a mudar de rumo, os números vão reduzir a confiança dos líderes da UE de que May possa ganhar o apoio do parlamento para um acordo revisto.

A última reviravolta na negociação de dois anos para deixar a UE ressalta as profundas divisões no parlamento sobre como, ou mesmo se, a Grã-Bretanha deveria deixar o grupo dos 28.

Esta votação aumenta a possibilidade de a Grã-Bretanha sair sem um acordo, um cenário muito negativo para muitas empresas, ou pelo menos de o Brexit ser atrasado ou potencialmente nunca acontecer.

Alguns conservadores e muitos parlamentares da oposição acusam May de "atrasar o relógio", aproximando a Grã-Bretanha da data de saída para tentar forçar o parlamento a escolher entre apoiar o seu acordo ou sair sem qualquer acordo.

Para tentar evitar esta “saída sem saída”, vários deputados fizeram propostas alternativas.

A data crucial para o governo é a 27 de fevereiro, quando May prometeu a próxima ronda de votos. Os deputados que procuram forçar o governo a adiar o Brexit dizem que será o momento em que vão definir o rumo a tomar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 fev, 2019 20:39
    É simples, Theresa May: demita-se e convoque eleições antecipadas. E a escumalha tuga que defende o Brexit devia ser obrigada a emigrar para o Reino Unido.

Destaques V+