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Ranking do ensino básico 2018. Escolas Públicas fora do “top 20"

14 fev, 2019 - 13:51 • Rui Barros , ​​Marília Freitas​

A primeira escola pública surge apenas na 25,ª posição da tabela, com uma média de 3,95 valores nos exames do 9.º ano.

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As escolas privadas dominam o “top 20" do Ranking das Escolas. É a segunda vez - a primeira foi em 2016 -, desde que se realizam provas finais, que não há qualquer escola pública colocada entre as 20 primeiras.

A primeira escola pública, a Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim, surge apenas na 25.ª posição, com uma média de 3,95 valores (numa escala de 0 a 5)

A Escola Secundária Infanta D. Maria, de Coimbra, que foi, nos últimos quatro anos, a melhor escola pública no ensino básico (15.º lugar) no que respeita às provas do 9.º ano, desceu para o lugar 38, com uma média de 3,83. É a terceira melhor escola pública este ano.

Em segundo lugar entre as públicas - 33.º na geral - encontra-se a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro.

O "ranking" das melhores instituições do 9.º ano é liderado, no entanto, pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, do Porto, com uma média de 4,52. Este colégio subiu quatro posições em relação a 2017, pondo fim a dois anos consecutivos de liderança do Colégio Luso-Francês, também do Porto.

O segundo lugar da tabela é ocupado - à semelhança de 2017 - pelo Colégio D. Diogo de Sousa, de Braga (4,38). O Colégio de Nossa Senhora da Conceição, de Guimarães, estreia-se no "ranking" das escolas que realizaram mais de 100 exames, ficando na terceira posição (média de 4,37).

Neste "ranking", a Renascença considerou apenas as escolas onde se realizaram 100 ou mais provas no conjunto de duas disciplinas - Português e Matemática -, tendo por base dados divulgados pelo Ministério da Educação, tratados pela Universidade Católica para o jornal “Público”.

Notas continuam a subir

Em 2018, voltou a aumentar a percentagem de escolas com média positiva: 44% tiveram média igual ou superior a 3. É o valor mais alto dos últimos cinco anos e representa uma subida de quatro pontos percentuais relativamente a 2017.

Considerando o total de escolas que realizaram os exames de Português e Matemática no 9.º ano (1204), constata-se que 33 tiveram uma média superior a 4 valores no conjunto das duas provas - foi mais uma do que no ano passado, mas mais 28 do que em 2016.

No fundo da tabela, há oito escolas com média inferior a 2. Neste campo, há três escolas repetentes: as escolas básicas do Miradouro de Alfazina, de Paredes e Bairro do Padre Cruz.

Mais negativas a Matemática, notas a subir a Português

Da análise dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, destaca-se ainda a ligeira diminuição da percentagem de percursos diretos de sucesso (de 46% para 45%) entre os alunos do 3.º ciclo, que pode ser justificada com a descida das notas na prova de Matemática. Mais de metade (52%) das provas de Matemática tiveram classificação inferior a 50%. A média situou-se nos 2,6.

Por outro lado, a média das provas de Português aumentou significativamente, de 3 (em 2016 e 2017) para 3,4 em 2018. Dos mais de 93 mil exames realizados, 87% tiveram classificação positiva.

Públicas e privadas “empatam” no “ranking de sucesso”

No que respeita ao sucesso dos alunos, destaca-se o Colégio do Vale, em Almada. Pelo segundo ano consecutivo, este colégio do distrito de Setúbal conseguiu que os seus alunos progredissem mais 27% do que os estudantes que partiram para o 3,º ciclo com o mesmo nível escolar. Neste colégio, 90% dos alunos fizeram o 3.º ciclo de forma limpa, ou seja, sem chumbos nos 7.º e 8.º anos e com positiva nos exames do 9.º.

O Ministério da Educação disponibiliza o indicador “percursos diretos de sucesso”, um indicador, que tem em consideração o percurso de alunos que à entrada no 3.º ciclo tinham desempenhos semelhantes e sem repetências nos 7.º e 8.º anos.

Neste "ranking de sucesso”, entre as 20 melhores instituições, há dez públicas, quando na tabela “tradicional”, que só tem em consideração as médias das provas nacionais, não há nenhuma.

No segundo lugar deste "ranking de sucesso", está uma escola pública, a Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira Junqueira, de Vila do Conde, que conseguiu que os seus alunos progredissem mais 25% do que os seus colegas. Nesta escola pública, 77% dos alunos completaram o 3.º ciclo sem chumbar. Subiu, assim, dez posições no "ranking de sucesso", em relação ao ano passado.

Coimbra é o distrito onde há mais percursos diretos de sucesso, ou seja, onde mais alunos passaram à primeira nos 7.º e 8.º anos e, ao mesmo tempo, tiveram nota positiva nas duas provas nacionais (Português e Matemática) do 9.º.

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