Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal irlandês é o novo camerlengo do Vaticano

14 fev, 2019 - 11:42 • Filipe d'Avillez

O camerlengo é responsável por confirmar a morte do Papa.

A+ / A-

A Santa Sé comunicou esta quinta-feira a escolha de um novo camerlengo do Vaticano.

O cargo, que estava desocupado desde a morte do cardeal Tauran, passa a ser ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, que é também o responsável pelo dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Kevin Farrell tornou-se conhecido dos portugueses por ter sido o escolhido para anunciar oficial e publicamente a escolha de Lisboa para organizar a próxima Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em 2022.

O camerlengo é quem verifica oficialmente a morte do Papa anterior. Quando isso acontece é ainda ele quem é responsável por remover o anel pontifício e cortá-lo. Enquanto não for eleito um novo Papa o camerlengo age como soberano, embora as suas responsabilidades sejam muito limitadas.

O cardeal Kevin Farrell nasceu em Dublin, mas grande parte da sua carreira eclesiástica foi passada nos Estados Unidos, onde chegou a ser bispo auxiliar de Washington, entre 2001 e 2007.

[Notícia atualizada às 12h00 e corrigida às 16h18]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+