Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Menos subsídios, mais privatizações e seguro de saúde para todos. As principais ideias de Santana

10 fev, 2019 - 15:04 • Paula Caeiro Varela , com Rui Barros

Santana Lopes deixou críticas à “frente de esquerda” e dedicou algum tempo à saúde para defender a ideia de que todos os portugueses devem ter um seguro de saúde.

A+ / A-

Acabar com os subsídios de empresas públicas que o Estado não tem condições de gerir, mais concessões a privados ou ao setor social e uma mudança profunda no financiamento do Serviço Nacional de Saúde. Estas foram as principais ideias defendidas por Santana Lopes no discurso de encerramento do I Congresso do Aliança.

Santana Lopes deixou críticas à “frente de esquerda” que, segundo este, quer impor dogmas, e dedicou algum tempo à saúde para defender a ideia de que todos os portugueses devem ter um seguro de saúde. Para o antigo primeiro-ministro esta é, aliás, a única forma de garantir que todos os portugueses conseguem aceder a cuidados de saúde de qualidade.

Assumindo-se como líder de um partido “liberal”, Santana defendeu, no seu primeiro discurso como líder do Aliança, que os portugueses devem ter “liberdade de escolha” para poderem optar “entre o sistema público e os sistemas complementares”.

Os partidos de esquerda foram o principal alvo de críticas do antigo líder do PPD/PSD. “Para a frente de esquerda, há dois 'Portugais'. Para nós há só um. A ética, a moral, as exigências e a lei são iguais para todos e a todos igualmente devem ser aplicados”, exigiu Santana, que acusou a coligação de esquerda de “má governação” e de preconceito conforme os protagonistas.

Como exemplo, Santana Lopes aponta para a Madeira e para aquilo que diz ser um "cerco financeiro” ao governo regional para ganhar as eleições. “Estamos certos que o chefe de Estado estará atento, vigilante e, quando for necessário, atuante, especialmente em ano eleitoral”, disse Santana, que ontem acusou Marcelo Rebelo de Sousa de “exagerar” no favorecimento ao Governo.

Num discurso escrito e mais curto do que aquele que proferiu no primeiro dia de congresso, e apesar das diversas referências à “frente de esquerda”, Santana não se esqueceu de recordar a todos onde é que o Aliança está no espectro político: é um partido às direitas, mas onde cabem os de centro e até a esquerda moderada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    12 fev, 2019 Mem Martins 09:11
    Os vampiros continuam a mamar tudo e todos e o gado português continua a votar neles, a sobreviver com um custo de vida brutal, baixos salários e miseráveis reformas e uma carga colossal de impostos... Portugal só terá solução quando este sistema de partidocracia mafiosa institucionalizada tiver um fim e o povo exigir uma democracia participativa onde o instrumento democrático fundamental seja o referendo local, regional e nacional para todas as questões estruturais estratégicas e onde todos os cidadãos portugueses sem excepções para ninguém, tiverem exactamente os mesmos direitos e responsabilidades e garantias. ACORDEM TUGAS !!!
  • Ladislau Borges
    10 fev, 2019 Guarda 17:28
    Os que bancam o crowdfunding dos enfermeiros apoiam a Alianca? Se não fôr verdade, parece.
  • Luis Ribeiro
    10 fev, 2019 Faro 16:58
    Mais privatizações. Uma pais absolutamente desgraçado por privatizações totalmente catastroficas, que serviram apenas para encher os bolsos a meia duzia, a reduzir oferta e a exterminar mesmo alguma dessas empresas e temos um pisca-pisca a pedir mais privatizações. Realmente, mais cego que um cego só mesmo o que não quer ver.
  • jorge hugo
    10 fev, 2019 lx 16:06
    Os que andam a pagar a greve dos enfermeiros aplaudem a ideia do seguro de saúde. Pelo menis podiam ter esperado um pouco mais antes de se sairem com esta. Assim é à descarada.

Destaques V+