Tempo
|
A+ / A-

Papa cria autoridade anticorrupção para a Santa Sé

10 fev, 2019 - 11:26 • Redação com Ecclesia

Mudança feita através de novos estatutos para o cargo de auditor geral.

A+ / A-

O Papa Francisco criou uma autoridade anticorrupção para a Santa Sé, anunciou o Vaticano. O gabinete de imprensa da Santa Sé informou, este sábado, que foram criados novos estatutos do Escritório do Auditor Geral no Vaticano, elevando-o à autoridade anticorrupção.

A entidade é apresentada no parágrafo 3 do Artigo I do novo estatuto do gabinete do auditor geral, ligado ao Conselho para a Economia. O Santo Padre cria novos que é agora apresentado como “autoridade anticorrupção” segundo a Convenção de Mérida (Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, adotada pela Assembleia Geral em 31 de outubro de 2003), em vigor para a Santa Sé desde 19 de outubro de 2016.

Andrea Tornielli, diretor editorial da Secretaria para a Comunicação do Vaticano, destaca, em nota explicativa, o reforço das funções do auditor, cargo exercido de forma interina por Alessandro Cassinis Righini.

O auditor geral passa a ter autoridade para aceder, sem qualquer impedimento, a “informações e documentos de natureza económica ou administrativa necessários para a realização da auditoria”.

Este responsável deve informar o Conselho para a Economia, a Autoridade de Informação Financeira e a Autoridade Judiciária do Estado da Cidade do Vaticano competente em caso de identificar algum crime, no decurso da própria atividade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+