Tempo
|
A+ / A-

Marcelo sobre a greve dos enfermeiros. “Respeito dos serviços mínimos é boa notícia"

09 fev, 2019 - 18:35 • Redação

Presidente da República defende a necessidade de todos estarem preocupados "com os doentes e com o direito à vida e à saúde”.

A+ / A-

Veja também:


O respeito pelos serviços mínimos na greve dos enfermeiros é uma boa notícia, afirmou este sábado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações à margem do Congresso das Misericórdias, em Albufeira, o chefe de Estado defende que os doentes devem ser respeitados.

“Acho uma boa notícia o respeito dos serviços mínimos ontem, acho que é uma boa notícia haver uma preocupação de todos com os doentes e com o direito à vida e à saúde”

“Por outro lado, espero, respeitando o papel de um órgão de soberania, que são os tribunais,

a decisão judicial relativamente à intimação anunciada”.

O Governo aprovou esta semana uma requisição civil para a greve dos enfermeiros, nos hospitais em que não foram cumpridos os serviços mínimos.

O Sindicato Democráticos dos Enfermeiros (Sindepor) vai interpor uma intimação de defesa dos direitos fundamentais.

Em entrevista à Renascença, o advogado Garcia Pereira contesta os dois atos administrativos do Governo para determinar a requisição civil, nomeadamente a resolução do Conselho de Ministros e a portaria, dizendo que "não tem fundamentação".

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta sexta-feira que na segunda greve cirúrgica dos enfermeiros já foram adiadas 1.600 cirurgias desde 31 de janeiro, muitas incluídas nos serviços mínimos, o que justificou a requisição decretada na quinta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Enfermeiro
    09 fev, 2019 Hospital central 20:17
    Isto ainda não acabou, presidente ... Aliás, ainda mal começou. Com uma fraude fabricada, o gov está de momento a pensar que ganhou, mas Segunda feira as coisas vão mudar. esperem pela pancada

Destaques V+