Tempo
|
A+ / A-

Aprovada requisição civil para travar greve dos enfermeiros

07 fev, 2019 - 15:11 • Redação

Medida foi aprovada pelo Governo, na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros.

A+ / A-

O Governo aprovou a requisição civil dos enfermeiros. A medida foi aprovada na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros, face à greve em blocos operatórios, anunciou o Governo.

"O Governo não teve altermativa", disse a ministra da Saúde, Marta Temido.

"Estando em causa, já nalguns casos concretos de algumas instituições que estão a ser afetadas pela greve, situações que são preocupantes e que revelam incumprimentos, ela será produzida o mais depressa possível, esta mesma tarde, e a sua produção de efeitos é imediata", respondeu Marta Temido aos jornalistas, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros onde foi feito este anúncio.

"Tendo-se verificado o incumprimento da obrigação de prestação de serviços mínimos, o Governo decidiu proceder à requisição civil, de forma proporcional e na medida do necessário, de modo a assegurar a satisfação de necessidades sociais impreteríveis no setor da saúde", refere o comunicado da reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira.

A greve dos enfermeiros começou em novembro e estende-se até fim de fevereiro em blocos operatórios de sete hospitais públicos, sendo que a partir de sexta-feira passa a abranger mais três hospitais num total de dez.

A contestação dos enfermeiros já levou a um corte de relações institucionais do Ministério da Saúde com a Ordem dos Enfermeiros.

[em atualização]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 fev, 2019 Lisboa 19:34
    Só falta a Temido vir chorar enquanto apela à compreensão dos Enfermeiros. Mas isto é bom: se havia ainda uma leve esperança de Maioria Absoluta, o PS enterrou-a hoje... E duvido que o Bloco da Catarina e das manas Mortágua, repita o bom resultado que teve nas últimas Eleições. Elas, e o PCP, estão caladinhos como ratos, coisa que não aconteceria se fosse a PAF a fazer isto. Aí, eram raios e coriscos
  • Batoteiros
    07 fev, 2019 Abaixo o governo 16:04
    Governo fêz jogo sujo: impossibilitado de acabar com a greve por meios legais, recorreu ao expediente de marcar cirurgias ditas urgentes para o mesmo horizonte temporal, o que obviamente originou ruptura dos serviços minimos, coisa muito diferente de estes não estarem a ser cumpridos. Arranjou por via de fraude e batota, um pretexto para a requisição civil que espero seja desafiada e combatida por todos os meios e se o governo joga sujo, e a moda pega ... Não gosto de truques sujos e qualquer razão que o governo tivesse, para mim perdeu tudo nesta batota.
  • Enfermeiro
    07 fev, 2019 Lisboa 15:58
    Grandes intrujões: o dito incumprimento dos serviços "minimos" foi apenas e só os cães-de-fila à ordem do governo - leia-se os Directores hospitalares, meros boys colocados politicamente - que marcaram tudo o que era cirurgia oncológica urgente para a mesma data, facto que originaria a ruptura do sistema, mesmo em condições normais. Mero expediente que será combatido obviamente em Tribunal e entretanto pode ser que muitos metam baixa ou tenham um ataque de zelo, até o Tribunal se pronunciar. Estas manobras espertas têm de ser combatidas. Espera-se uma tomada de posição judicial e atitude combativa da Ordem e Sindicatos.

Destaques V+