Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

50 dias para o Brexit

“Economia não está preparada para um Brexit sem acordo”, alerta Banco de Inglaterra

07 fev, 2019 - 13:43 • Redação

Mais de metade das empresas sondadas pelo banco central antecipam mais desemprego e menos investimento no caso de uma saída sem acordo.

A+ / A-

A economia do Reino Unido não está preparada para o Brexit, alertou esta quinta-feira o Governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney.

Numa conferência de imprensa, depois de anunciar que as taxas de juro se vão manter nos 0,75%, Carney avisou que a economia britânica, no geral, “não está preparada para um Brexit sem acordo, sem transição”.

Segundo o governador, metade das empresas sondadas pelo Banco de Inglaterra “não estão preparadas para essa possibilidade”, com os inquiridos a dizerem que antecipam que o emprego e o investimento contraiam “substancialmente” caso o Reino Unido abandone a UE sem um divórcio negociado.

Na atual conjuntura, acrescentou Carney, é natural que “as incertezas se mantenham elevadas durante algum tempo e as condições mais apertadas”. Foi uma referência ao facto de o Parlamento britânico ainda não ter aprovado o acordo de Brexit negociado pela primeira-ministra, Theresa May, com Bruxelas, numa altura em que faltam menos de dois meses para a data legal de saída.

Como as coisas estão neste momento, prevê-se que o Reino Unido saia da União Europeia no dia 29 de março, com ou sem acordo. Continua, contudo, o diálogo entre Londres e Bruxelas na tentativa de chegar a um entendimento, sendo que a principal dificuldade é a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+