Tempo
|
A+ / A-

Maioria dos inquéritos por violência doméstica na comarca de Lisboa é arquivada

06 fev, 2019 - 17:01 • Lusa

O Ministério Público deduziu acusação em apenas 15% dos processos abertos. Os números são quase idênticos para os últimos três anos.

A+ / A-

Veja também:


A maior parte dos inquéritos por violência doméstica na comarca de Lisboa nos últimos três anos foi arquivada, tendo o Ministério Público (MP) deduzido acusação em cerca de 15% dos processos, segundo dados do MP.

Dados estatísticos publicados na página da Internet da comarca de Lisboa sobre os processos por violência doméstica entre 2016 e 2018 mostram que "há uma uniformização" nos últimos três anos, sendo que "a maioria dos inquéritos finaliza por arquivamento e apena numa percentagem entre 13 e 16% finaliza por acusação".

Segundo os dados, o MP arquivou 70% dos processos em 2016, 68% em 2017 e 69% no ano passado.

Os números são referentes à comarca de Lisboa, que abrange os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montijo e Seixal, a única circunscrição com dados estatísticos atuais na página da Procuradoria-Geral da República.

Os inquéritos por violência doméstica que deram entrada na comarca de Lisboa registaram um ligeiro aumento em 2018, totalizando 3.770, quando em 2017 foram de 3.740.

No entanto, o número de processos entrados em 2018 foi "ligeiramente abaixo" dos inquéritos registados em 2016, quando totalizaram 3.869.

Os dados mostram ainda que na comarca de Lisboa os tipos de acusações deduzidas em processos de violência doméstica têm percentagens "bastante idênticas" nos três últimos anos, sendo a maioria em processo comum singular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Coelho
    06 fev, 2019 17:22
    Que ninguém se esqueça. Estamos em Portugal. Não há prevenção. Violência não é só doméstica, o políticos também são muito violentos nós, ou seja, somos ignorados. Vamos morrendo calmamente. Viva Portugal
  • Filipe
    06 fev, 2019 évora 17:22
    Porque agora a PSP e GNR preocupa-se mais com a violência de cães e gatos e parece de jiboias , se não fosse a incompetência material dessa gente não havia violência em Portugal , aprece depois de tudo consumado para fazerem relatórios ... estatísticas a fim de mostrarem trabalho e progredirem nas carreiras ; nos acidentes rodoviários vira o disco e toca o mesmo .
  • gaitan mendes
    06 fev, 2019 portugal 17:19
    O Governo do "malabarista" que diz sobre esta noticia....a ministra da justicinha nada diz ...o MP não diz nada

Destaques V+