Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hungria torna-se primeiro país da UE a perder classificação de Estado "livre"

05 fev, 2019 - 15:19 • Joana Azevedo Viana com agências

Freedom House integra o país ao leme do primeiro-ministro Viktor Orbán na lista de nações "parcialmente livres".

A+ / A-

A Hungria tornou-se esta terça-feira no primeiro Estado-membro da União Europeia a ser designado "parcialmente livre" na lista de países que respeitam as liberdades democráticas, o que ressalta os efeitos das políticas do primeiro-ministro Viktor Orbán.

O relatório anual sobre "Liberdade no Mundo", compilado pela Freedom House, aponta que a erosão da democracia sob o comando de Orbán constitui "o declínio mais dramático alguma vez registado" na UE, ao passo que os restantes 27 Estados-membros da UE surgem na lista classificados como países "livres".

Budapeste já rejeitou as conclusões do relatório, num comunicado em que acusa a Freedom House de fazer parte do "império" de George Soros, filantropo e investidor multimilionário de origem húngara que tem estado sob ataques constantes de Orbán. Há a destacar que, ao contrário do que aponta o Governo Orbán, o grosso do financiamento da organização vem do Governo federal norte-americano.

"A Hungria tornou-se pioneira no que toca ao desmantelamento da democracia", aponta Zselyke Csaky, líder das investigações da Freedom House na Europa e Eurásia, ressaltando o efeito dominó gerado pelo Governo de Orbán, que "já gerou imitações" dentro e fora da UE.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vladimir Ronaldo
    07 fev, 2019 Santos 12:09
    Proto-ditador kkkkk. Pros esquerdopatas, se não é esquerdista é ditador. Que piada. A verdade é que essa Freedom House tem tanta relevância quanto nossos comentários aqui, só serve pra dar uma risada.
  • Rui Rilhas
    06 fev, 2019 Lisboa 15:20
    Ó leitor, você quer chegar aonde? Hitler não foi eleito pelos alemães? Orban é um proto-ditador e a Hungria já devia ter sido convidada a deixar a UE há muito tempo.
  • Leitor
    06 fev, 2019 Lisboa 09:58
    Em Franca e Espanha a policia bate nos manifestantes e os autores deste ranking ridiculo nao querem ver. O governo hungaro foi eleito com uma larga maioria pela sociedade hungara portanto tem legitimidade democratica para estar no poder

Destaques V+