Tempo
|
A+ / A-

Marisa Matias critica “oportunismos de última hora” sobre a Venezuela

05 fev, 2019 - 00:55

“O Bloco de Esquerda não apoia nem nunca apoiará Nicolás Maduro, mas isso não significa que um desastre possa ser corrigido com uma asneira", afirma a eurodeputada.

A+ / A-

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, defende que há muito equívocos nas posições sobre a Venezuela e acusa PSD e CDS de “oportunismos de última hora”.

No jantar das jornadas parlamentares do partido, em Santa Maria da Feira, Marisa Matias defendeu esta segunda-feira que a posição bloquistas é clara.

“O Bloco de Esquerda não apoia nem nunca apoiará Nicolás Maduro, mas isso não significa que um desastre possa ser corrigido com uma asneira e aquilo que foi o comportamento irresponsável do Parlamento Europeu, e agora do Governo português, é poder converter uma situação desastrosa numa asneira, com uma possibilidade enorme de conflito e guerra civil”, afirmou a eurodeputada.

Nesta intervenção no dia em Portugal reconheceu o Presidente interino, Juan Guaidó, a cabeça-de-lista do BE às eleições europeias de maio também apontou baterias aos partidos de direita.

“Também temos que denunciar os oportunismos de última hora, os oportunismos do PSD e do CDS, que estendiam passadeiras vermelhas ao ex-ministro e agora Presidente, Nicolás Maduro, porque punham os negócios à frente dos direitos humanos e que agora vem fingir que defendem os direitos humanos para depois tratarem dos negócios”, acusa a eurodeputada bloquista.

Em relação à Venezuela, Marisa Matias refere que o Bloco não está com o Presidente norte-americano, Donald Trump, mas sim ao lado da posição do secretário-geral da ONU, António Guterres, que optou por não tomar partido e propõe ser um mediador no conflito.

Portugal reconhece e apoia a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Por seu lado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou que acompanha a decisão do Governo, transmitida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugal e outros 18 países da União Europeia assinaram hoje uma declaração conjunta de reconhecimento a Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, maioritariamente da oposição, como "presidente interino da Venezuela" com o objetivo de convocar "eleições presidenciais livres, justas e democráticas".

A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos da América e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.

Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+