Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Gomes. “É normal que haja polémicas com o VAR. São dores de crescimento”

04 fev, 2019 - 09:52 • Redação

O ex-árbitro Duarte Gomes faz um balanço “francamente positivo” da adoção do VAR em Portugal, mas admite que, enquanto adepto, também vê decisões na televisão que não consegue compreender.

A+ / A-

Como se explica o facto de haver tantas polémicas com o VAR?

É normal que assim seja. Estamos um pouco isolados naquela que é a nossa realidade, mas de facto se tivermos em atenção o que se passa nas outras competições que aderiram a esta ferramenta, as polémicas são iguais ou maiores, acreditem.

Eu chamaria dores de crescimento, embora tenhamos que ser algo exigentes em relação à fase em que estamos. E de facto o VAR já arrancou há duas épocas, e tem havido alguns erros que devem servir para refletir, porque a este nível do campeonato não se justificam.

Que balanço é que faz do VAR até agora?

Eu tenho de fazer um balanço francamente positivo. Sei que pode ferir o adepto mais fervoroso com a sua equipa e com as suas dores clubísticas, mas a verdade é que de uma forma mais distante e pragmática, foram muitas dezenas as decisões bem revistas e o jogo de ontem, felizmente – porque se fosse ao contrário era caótico – foi um bom exemplo disso.

A intervenção do VAR aconteceu várias vezes, todas para repor situações relevantes no jogo e todas bem conseguidas. Portanto foquemos o que é importante focar, que são as boas decisões, e aprendamos a corrigir as que não têm corrido tão bem, o que também tem acontecido.

Não corremos o risco de o árbitro em campo deixar de exercer a sua autoridade, por saber que está respaldado pelo VAR?

É um risco.

No plano teórico o árbitro é sempre quem tem a decisão final, e o VAR surge como um árbitro assistente, que o vai coadjuvar e ajudar a tomar a melhor decisão.

No entanto, no processo subconsciente, o árbitro sabe que nas decisões maiores pode permitir-se ao erro porque pode haver uma correção da sua decisão pelo VAR.

No caso concreto do golo anulado a João Félix, o árbitro está a dois metros, manda seguir, e depois acaba por anular.

E fez muito bem. Primeiro tem uma interpretação de que não há falta, é uma interpretação errada, como as imagens mostraram, e tem um assistente que o retificou, e bem, e fez prevalecer a verdade desportiva.

O árbitro no estádio só consulta as imagens quando é aconselhado para isso pelo VAR? Não devia ser ele a tomar mais vezes a iniciativa?

Temos o sentido prático e o teórico. Aquilo que o protocolo diz é que o árbitro deve fazê-lo pela sua iniciativa, e pode fazê-lo. A primeira premissa do protocolo é o árbitro verificar a sua própria decisão.

Mas não é isso que acontece em Portugal...

Não é só em Portugal. Normalmente quando um árbitro toma uma decisão, toma-a em consciência, portanto na prática muito raramente vai pôr em causa a sua própria decisão, a menos que seja alertado para isso.

Nós estamos de facto a tentar perceber porque é que isso acontece tão poucas vezes e a conclusão a que se chegou foi essa. O árbitro parte do princípio que acertou.

Nesta altura temos uma realidade em que os árbitros estão no campo num dia e podem estar no VAR no dia seguinte. Não devia haver uma equipa fixa só de vídeo-árbitros?

Estamos no segundo ano da ferramenta. E nesta fase, também para árbitros e seus dirigentes, é tudo uma espécie de mundo novo. Vamos testando e vendo como funciona. O próprio protocolo, que está neste momento muito restrito a quatro situações e, mesmo assim, quando elas são evidentes aos olhos do vídeo-árbitro, também será revisto com o tempo.

Havia algum receio com as quebras de tempo, à dinâmica e às emoções do jogo e tudo isso fez com que se afunilasse muito a questão do protocolo e do rigor com que é aplicado.

Estou em crer que isto irá evoluir para um patamar em que teremos vídeo-árbitros especializados. Penso que esse é o caminho e é inequívoco.

Alinharia na ideia de dois vídeo-árbitros, como aconteceu na final da Taça da Liga?

Em relação à primeira questão, acho que dois homens, se forem competentes, e se tiverem boa sensibilidade para a função, podem sempre decidir melhor do que só um. Tenho algum receio, na prática, até porque este é um jogo de muitas situações subjetivas, de muita interpretação, que muita gente possa ser sinónimo de muita confusão. Ou seja, quanto mais pessoas, mais opiniões distintas, e isso em vez de ajudar pode confundir.

Se houver um equilíbrio nessa premissa pode ser válido, como foi nesse jogo. É importante também perceber quais são os recursos humanos e financeiros que existem para suportar esse tipo de opção, ou seja, nesse caso em Portugal haveria condições para haver dois vídeo-árbitros, que são dois árbitros de primeira categoria, e um em campo? Temos possibilidade de fazer isso em termos de recursos humanos? Penso que ainda não, mas é uma questão de se ver no futuro.

Já se deparou com algum caso em que esteja a ver o jogo pela televisão e pergunta como é possível uma decisão destas?

Já, enquanto adepto, que tento também ser agora que posso usufruir do futebol quando não estou noutras funções. É normal que isso aconteça. E são essas perguntas que o adepto faz que devem também fazer refletir a classe e quem está a dirigir a arbitragem.

Porque existindo erros que até podemos compreender, que são aqueles que ficam no limite da dúvida com a questão inequívoca e que podemos perceber, tem havido um conjunto de falhas que têm posto a nu algumas questões que devem ser trabalhadas. O foco, o escrutínio da imagem que é feito por quem tem de ver as imagens. Tem havido erros porque de facto não tem sido feita a análise melhor das melhores imagens, e também a determinação e a coragem de quem está por detrás do ecrã e eventualmente a competência para a função.

Nós estamos a começar a perceber – e digo nós porque estou agora do ponto de fora da estrutura – que há pessoas com mais e menos competência para a função. Portanto agora é afunilar esse caminho e deixar que ela seja exercida por quem tem mais capacidade.


O ex-árbitro Duarte Gomes, que esteve ligado ao processo de adoção do VAR em Portugal, foi um dos convidados no dia de estreia do programa “As Três da Manhã”, da Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+