Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA desafiam Maduro e começam a enviar ajuda humanitária para a Venezuela

02 fev, 2019 - 20:00 • Lusa com Redação

O Governo de Maduro recusou a entrada de ajuda por considerar que não há uma crise humanitária no país.

A+ / A-

A administração norte-americana já começou a enviar pacotes de ajuda humanitária para a Venezuela, com alimentos e medicamentos, desafiando o presidente Nicolás Maduro, que acredita que a entrada desses bens poderá levar a uma invasão armada.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse este sábado à agência noticiosa espanhola EFE que o envio já começou, mas não precisou se a ajuda já entrou na Venezuela.

John Bolton, assessor de Segurança Nacional do presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na sexta-feira através da rede social Twitter que os Estados Unidos pretendiam começar a enviar ajuda para a Venezuela depois de ela ter sido pedida pelo autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó.

“Seguindo o pedido do presidente interino, Juan Guaidó, […] os Estados Unidos mobilizarão e transportarão ajuda humanitária […] para o povo da Venezuela. É hora de Maduro sair do caminho”, escreveu Bolton no Twitter.

Os Estados Unidos têm disponíveis mais de 20 milhões de dólares (17,4 milhões de euros) para a assistência aos venezuelanos.

O Governo de Maduro recusou a entrada de ajuda por considerar que não há uma crise humanitária no país.

Os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, após o presidente da Assembleia Nacional se ter autoproclamado em 23 de janeiro.

Em resposta, Maduro cortou relações diplomáticas com Washington.

A crise política na Venezuela, onde residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes, soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+