Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Justiça vai investigar fraudes com refeições aos bombeiros

01 fev, 2019 - 08:01 • Redação

Podem ter sido cobradas à Protecção Civil milhares de refeições superiores ao número de operacionais no terreno.

A+ / A-

O Estado pagou quase quatro vezes mais pelas refeições fornecidas às corporações de bombeiros que atuaram nos incêndios de Mação em 2017.

De acordo com o “Público” e o “Jornal de Notícias”, a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) admite que a fraude pode ser generalizada e remeteu o caso para o Ministério Público investigar.

Para a IGAI, a discrepância entre o valor de refeições cobradas e o número real de operacionais no terreno é uma situação que assume “contornos criminais” com “prejuízo para o Estado português”.

Os factos foram detetados durante a investigação aos incêndios de Mação, entre os dias 23 e 27 de Julho de 2017. A IGAI considera que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) “deve proceder a investigação também para apuramento de eventuais prejuízos e responsabilidades disciplinares”.

Um dos exemplos que constam do documento é o do dia 24 de julho: foram cobrados 2.755 pequenos-almoços para 743 homens no terreno.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+