Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mortalidade acima da média dos últimos cinco anos. DGS culpa frio e gripe

31 jan, 2019 - 23:00 • Redação

Morreram mais 660 pessoas em janeiro, em comparação com igual período dos anos anteriores, avança a Direção-Geral da Saúde.

A+ / A-

Apesar da intensidade moderada da gripe, a mortalidade regista valores acima do esperado em janeiro, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, justifica os números com o frio extremo que descompensa os mais idosos e pessoas com doenças crónicas.

“Até quarta-feira, verificaram-se 12.380 óbitos, com uma média diária de 412. Se formos comparar estes dados com a média dos últimos cinco anos, no mesmo período, verificaram-se mais 660 mortes”, revelou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde explica este aumento com um conjunto de fatores: “é em janeiro que ocorre mais frio, é em janeiro que circulam mais vírus da gripe e vírus respiratórios e, muitas vezes, é em janeiro que se verificam estes picos”.

Graça Freitas não sabe se Portugal já atingiu o pico da gripe, mas garante que a atividade gripal atingiu um “valor semelhante” ao pico de outras épocas.

“Se me perguntarem se estamos em pico, eu não sei dizer. Só saberemos quando começarmos a descida desta curva. Pode aumentar ainda mais, mas não aumentará muito mais, previsivelmente, porque há quatro semanas que estamos a subir”, disse Graça Freitas, esta quinta-feira, em conferência de imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    01 fev, 2019 évora 13:59
    Gostava de saber quantos morrem quando recorrem ao privado ... parece que no público existe assassinos a sangue frio para diminuir os custos com pensões e tratamentos , isso é que deve ser investigado pela Justiça . No ano 2019 deixarem morrer por uma simples gripe pessoas pobres e idosas com pensões de reforma ... só enganam os patos do jardim zoológico . Qualquer dia espalham pelos hospitais públicos bactérias multi resistentes propositadamente ...
  • Americo
    01 fev, 2019 Leiria 10:04
    Vergonha!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+