Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado português condenado a pagar indemnização a mãe de doente psiquiátrico

31 jan, 2019 - 15:34 • Marina Pimentel

Tribunal Europeu critica atrasos no pagamento de compensação "sem justificação plausível".

A+ / A-

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) condenou esta quinta-feira o Estado português a pagar 10.500 euros à mãe de um doente psiquiátrico que fugiu do Hospital Sobral Cid, em Coimbra, suicidando-se de seguida na linha de comboio.

Os factos ocorreram há 19 anos. O processo percorreu as várias instâncias judiciais nacionais, tendo chegado ao TEDH em dezembro de 2014.

Três anos depois, a primeira instância do tribunal sedeado em Estrasburgo decidiu por unanimidade que o Estado português falhou, tanto no seu dever de proteção da vida da vítima como no dever de reparação pelo dano morte.

Em nome do Estado português, o Governo recorreu para a segunda instância do tribunal europeu, cuja decisão foi conhecida hoje.

A grande Câmara do Tribunal dos Direitos do Homem deu parcialmente razão ao Estado português. Não considerou que o Hospital Sobral Cid tenha falhado no seu dever da proteção da vida do doente. No entanto, condenou o Estado pela morosidade do processo de indemnização da família, que durou 11 anos, ”sem uma justificação plausível”.

Esta última decisão foi tomada por unanimidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • gaitan mendes
    31 jan, 2019 15:54
    mais uma do pais cor de rosa do duo dynamic Costa/Centeno ...Vergonha ver-se o País a ser condenado a nivel Europeu por desleixo e más práticas deste governo

Destaques V+