Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo vai promulgar diploma para divulgar grandes devedores da banca

30 jan, 2019 - 18:09 • Tiago Palma

O Parlamento aprovou no início de janeiro a lei que obriga à divulgação dos grandes devedores dos bancos que beneficiaram de apoio do Estado, lei essa que obrigará também a que o BdP faça um relatório sobre as ajudas públicas concedidas nos últimos 12 anos.

A+ / A-

O Presidente da República revelou esta quarta-feira, à margem de um encontro na Presidência da República com o seu homólogo búlgaro, que vai promulgar o diploma do Parlamento que obriga os bancos (que tiveram ajudas públicas) a revelar a identidade dos grandes devedores.

Até agora, essa informação estava abrangida pelo sigilo bancário e retirava, por exemplo, aos deputados a possibilidade de analisar de forma aprofundada a auditoria feita pela consultora EY à Caixa Geral de Depósitos, no período entre 2000 e 2015.

“Espera-se que chegue amanhã ou depois de amanhã a Belém o diploma relativo à divulgação de informação das instituições bancárias em certas circunstâncias. Mal ele chegue, e uma vez que o seu processo de elaboração acompanhado de perto, será objeto de promulgação”, garantiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde-se que o Parlamento aprovou, no início de janeiro, uma lei (que resultou da fusão de três projetos de lei, do CDS, do BE e do PCP) sobre transparência da informação relativa à concessão de créditos de valor elevado.

Na prática, essa lei obriga à divulgação dos grandes devedores dos bancos que beneficiem do apoio estatal, obrigando também o Banco de Portugal a fazer um relatório sobre as ajudas públicas concedidas nos últimos 12 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Manuela Nunes
    31 jan, 2019 Queluz 10:31
    E alguém, além dos contribuintes, irá pagar alguma coisa? Até aposto que os prazos já passaram todos...

Destaques V+