Tempo
|
A+ / A-

Procuradoria da Venezuela quer congelar bens de Guaidó e impedi-lo de sair do país

29 jan, 2019 - 16:51 • Redação

Pedido ao Supremo Tribunal foi submetido esta terça-feira.

A+ / A-

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, pediu esta terça-feira ao Supremo Tribunal de Justiça que congele as contas bancárias de Juan Guaidó, que aliene os seus bens e que impeça o autoproclamado Presidente interino de abandonar o país.

As medidas cautelares hoje apresentadas por Saab, que não incluem um pedido de detenção, marcam o início de um inquérito preliminar à decisão do presidente da Assembleia Nacional assumir, no passado dia 23 de janeiro, a presidência interina do país, com o apoio dos EUA e de uma série de outros países.

Em conferência de imprensa, o procurador-geral argumentou que, na sequência da decisão de Guaidó, "ocorreram atos violentos, pronunciamentos de governos estrangeiros e o congelamento de ativos da República, o que implicaria crimes graves que atentam contra a ordem constitucional".

Guaidó, que não perdeu tempo a responder, tem imunidade parlamentar, que só pode ser anulada por um tribunal superior do país.

No Twitter, o Presidente interino deixou uma mensagem aos juízes do Supremo face ao pedido da procuradoria.

"A quem está hoje na sede do Supremo Tribunal de Justiça: o regime está na sua etapa final. Isto é imparável e vocês não precisam de se sacrificar com o usurpador e o seu gangue! Pensem em vocês, na vossa carreira, no futuro dos vossos filhos e netos que também são os nossos. A história vai reconhecê-los."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • andré
    29 jan, 2019 Portugal 20:33
    mais um criado do regime socialista do Maduro a tentar manter a ditadura

Destaques V+